Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Colunas

Momentos de Vida

29/12/2017 às 15:12.

Hoje, 29 de dezembro de 2017, estamos na Oitava do Natal,  última sexta-feira do ano, no próximo domingo, dia 31,celebramos a Sagrada Família – Jesus, Maria e José . Momento em que lembramos e rezamos por nossa família e por todas as famílias do mundo, agradecemos por tudo que vivenciamos no ano que ora se finda e pedindo graça de dias melhores.


Acontece Celebração Eucarística em Ação de Graças, às 20:00 horas, na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, celebrada pelo arcebispo dom Zanoni Demettino Castro e em todas as paróquias. Não deixe de participar. É momento de agradecer pelo ano que se finda e pedir graças para o ano que vem.


No dia 01, é Ano Novo. Sim, 2018. E como diz a vinheta da Rede Globo, há muitos anos: “Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou. Hoje, a festa é sua, hoje a festa é nossa é de quem quiser. Quem vier.” Participe desta festa. Seja solidário e participe da festa da vida.


No mundo inteiro, é comemorado o início do novo ano; é dia da Paz, da Fraternidade Universal e do Município. A Igreja Católica, na primeira celebração do ano, celebra a festa da Mãe de Jesus Cristo e, sob sua proteção, queremos fortalecer nosso compromisso com o projeto de Jesus e viver a paz que tanto almejamos para o mundo tão sedento de amor, onde cada um de nós pode fazer a sua parte. Maria, é sinal de salvação e seu Sim nos leva a refletir sobre nossa caminhada, já que ele mudou a história da humanidade e nos fortalece. É tempo de Natal, que os nossos corações se abram ao novo. Maria nos oriente, acolha, ilumine e proteja sempre.


Participe da primeira celebração do ano, na sua paróquia ou comunidade!


Peço que a Santíssima Trindade e a Família de Nazaré iluminem cada vez mais a todos nós que buscamos dias melhores e a partilha entre irmãos.


Obrigado, Senhor por tudo que vivemos em 2017 e esperamos um novo tempo em 2018, com muita paz, amor e esperança.


 


 


DOM ZANONI  DEMETTINO CASTRO – COMPLETOU 31 ANOS DE SACERDÓCIO, REALIZOU NOMEAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS E OREDENARÁ DIÁCONOS


 


Ontem, o nosso arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, celebrou seus 31 anos de ordenação presbiteral, com Celebração Eucarística, na Catedral Metropolitana de Senhora Santana.


Ele foi ordenado presbítero em Vitória da Conquista, sua terra natal, passou vários anos de sua vida sacerdotal e episcopal na cidade de São Mateus, no estado do Espírito Santo, até chegar a nossa arquidiocese como arcebispo metropolitano no ano de 2015.


Ele já começa deixar marcas do seu trabalho nesse primeiro ano conduzindo a nossa arquidiocese e um dos seus grandes projetos é a realização das Santas Missões Populares, com diversas etapas já realizadas, envolvendo os leigos, futuros missionários nas suas paroquiais.


No último dia 13, realizou nomeações e transferências dos nossos presbíteros, tendo ouvido o Conselho Presbiteral e outras instâncias da Arquidiocese segue a relação:


 



  1. Pe. Antônio Ferreira de Almeida Júnior - Paróquia Nossa Senhora do Resgate das Umburanas (Antonio Cardoso)

  2. Pe. Genivaldo Oliveira Carvalho e Pe. Jeanderson Leite da Silva - Paróquia São José Operário (Campo Limpo)

  3. Pe. Raimundo Ornelas Lima - Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Anguera)

  4. Pe. Marcio Brito da Silva - Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho (Serra Preta).

  5. Pe. Cristiano Fechine de Holanda e Pe. Nicanor Gonçalves dos Santos-Paróquia Nossa Senhora da Lapa (Amélia Rodrigues)

  6. Pe. José Augusto Nascimento Costa - Paróquia São Gonçalo do Amarante

  7. Pe. José Jairo Costa Lobo - Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Ouriçangas)

  8. Pe. Wilson da Silva Marques - Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Pedrão)

  9. Pe. Zorimar Fernandes da Silva e Pe. Joel Simões Teles - Paróquia São José das Itapororocas

  10. Pe. Miguel Francisco Amaral de Souza e Severino Claudino Sobrinho- Paróquia Nossa Senhora dos Humildes

  11. Pe. Edson Porcino de Almeida - Paróquia Nossa da Purificação (Irará)

  12. Diácono João Carlos Ferreira de Souza - Paróquia Senhor do Bonfim (Bomfim de Feira)


 


Presbíteros e Paróquias



  1. Pe. Jair Onofre dos Santos - Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Barbara

  2. Pe. Jorge Fontes da Silva - Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro- Tomba.

  3. Pe. Ednelson da Silva - Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Conceição

  4. Pe. Luiz Carlos de Cerqueira - Vigário Paroquial de Conceição de Jacuípe

  5. Pe. Jonilson Damasceno de Oliveira-Vigário Paroquial de Santo Estevão


 


Amanhã às 16:00 horas, na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, ordena dois novos diáconos, Jorge Alan de Oliveira Almeida de Jesus e Rodrigo dos Santos Simas.


 


 


 


 


MOMENTOS ...


 


A CJC/TOA  no dia 26, realizou a Confraternização celebrando o Natal e Ano Novo, animou, no dia 27, o novenário da Sagrada Família, na comunidade Escoval, paróquia Nossa Senhora dos Humildes. Hoje, anima a Celebração de Natal, na comunidade Xavante, paróquia de São Gonçalo do Amarante. Realiza sua primeira atividade para o ano de 2018, animando o novenário de São Sebastião, na comunidade de Pataíba, paróquia São João Batista, na cidade de Àgua Fria, no dia 04 de janeiro . Durante o mês de janeiro, não animarão Celebrações Eucarísticas já que estão suspensas na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, às 17:00 horas, e na capela Nossa Senhora de Lourdes.Retornando as atividades em fevereiro./ Acontece no período de 02 a 06 de janeiro, apresentação do Reisado Estrela de Belém, que percorre casas nas ruas dos bairros  Brasília, Cidade Nova, conjunto JOMAFA, Eucaliptus, Olhos D’Água e Tomba. A abertura do cortejo acontece no dia 02, às 19:30 horas, saindo da capela de Santa Rita de Cássia – Eucaliptus e de 03 à 06 da rua Potiraguá, 42 Eucaliptus, no dia 06, encerramento com Celebração eucarística, às 19:30, na capela de Santa Rita, presidida pelo Pe. Jorge Ribeiro. Tendo a frente o jovem Vitor Batista. Participe! / A  Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, que tem como pároco o Pe. Cristiano Fechine e vigário    Pe. Severino Claudino, realizou a festa em louvor à Sagrada Família, na comunidade do Escoval, que será  encerrada domingo , com Celebração Eucarística, às 10:00 horas. Parabéns! /Durante o ano de 2017, você sintonizou entre outros os programas “Abrindo caminhos”, “Amigos do Evangelho”,  “Momento de Meditação e Paz”,  “Ave Maria”, nas rádios Sociedade de Feira de Santana, Princesa FM e São Gonçalo AM. Continuem sintonizando em 2018. / Adquira sua Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, para o ano de 2018, Ano Litúrgico e Agenda Bíblica nas lojas católicas da cidade./ Parabéns às redes católicas Aparecida, Canção Nova, Vida e Século XXI pelos momentos de evangelização em 2017. Que em 2018 vocês continuem evangelizando o Brasil./ Muitos cantores e cantoras católicas evangelizaram em 2017 e em 2018 muitos mais chegarão e falarão ao povo de Deus. Você acompanhou a nossa coluna pelo site www.fecatolica.com.br e em 2018 continuará.  Como também todos os momentos da nossa arquidiocese.


 


 


 


 


Parabéns pra você...15 - Murilo Costa e Patrícia Leal, 16- Pe. Claudio Cubalchini,


18 - Celene Maria da Silva, Geovane Lopes, Maria Messias Oliveira, Selma Soares e Rogério do Rosário, amanhã – Pe. Abel Pinheiro, Clakson Amaro e Maizo Oliveira, 20 - Frei Carlos Inácio, Fabrício Barboza e Naldynha Menezes, 23 - Ivo Medeiros e  Jozias Jr., 25- Pe. Anésio Ferla, Izaque Pereira, Ligia Mota e Joaz Jr, 26-José Nilton Ribeiro, 27-Antônio Mariano, 28 – Maria Fulgência Bomfim e Marlene Gomes, 29 – Widemberg Alves, 31 – Celinalva Paim e Paulo Luna, 01/01-  Rita de Cássia Soares, 02- Berenice Araújo e Renato Ribeiro, 03 – Ana Beatriz Araújo Guedes e  Monaliza Lima, 04 – Ramon Lima,  05- João Gabriel Almeida, 06 – Silvana Melo e Wanderlino Santana , 07 - Pe. Anturo Calonia e Judson Araújo.


 


Mensagem bíblica: Simeão o abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “ Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel” Lucas 2,34.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 





Mário Leal Mário Leal