Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Colunas

Momentos de Vida

05/01/2018 às 11:01.

Hoje, 05 de janeiro de 2018, caminhamos em um novo ano, estamos no Tempo do Natal. No próximo domingo, a festa da Epifania do Senhor.


No dia 08, festa do Batismo do Senhor, recordamos o batismo de Jesus Cristo por João Batista, à margem do Rio Jordão, pairando sobre ele o Espírito Santo e nos mostrando que, a exemplo do povo, Jesus também procura o batismo e, nesse momento, é proclamado “filho amado do Pai”, iniciando sua grande missão libertadora. Todos nós, como batizados, temos uma missão e devemos assumi-la através das nossas ações evangelizadoras na nossa paróquia, comunidade ou grupo, pois somos seguidores de Jesus Cristo. Você lembra a data do seu batismo? Se não lembra, procure saber, pois foi neste dia que você se tornou cristão.


Aos nossos leitores, através do Jornal Folha do Norte, quando circulamos, e os internautas do site Fé Católica, muita paz, esperança e vida a cada dia do novo ano e que juntos, a cada semana, possamos construir mais vida.


Santíssima Trindade os ilumine e Nossa Senhora os proteja!


EPIFANIA DO SENHOR – FESTA DOS SANTOS REIS


A Epifania da Senhor - festa dos Santos Reis, será  comemorada no próximo domingo. A palavra epifania  quer dizer manifestação, aparição. A festa é uma das mais antigas da Igreja, e nos mostra que os magos orientados por uma estrela, representando as nações que buscam o Deus da vida, o encontram nascido em Belém. O evangelho não cita o nome dos reis magos, mas a cultura popular nos diz que eram três: Gaspar, Melquior e Baltazar.


Para Jesus, eles presentearam com o que de mais valioso haviam trazido de sua pátria: incenso, ouro e mirra. O ouro representando a realeza, o incenso, a divindade e a mirra, o espírito humanitário do menino Jesus. Eles, segundo o evangelho de Mateus 2,1-12, não retornaram pelo mesmo caminho.


No dia, dedicado a esta festa muitos realizaram um momento de oração diante do presépio e lembraram a visita dos magos ao nosso Salvador Jesus.  Reflita o que os magos perguntaram: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos sua estrela e viemos adorá-lo.” Mateus 2, 2


Muitas paróquias e comunidades celebram esta festa, a exemplo da Lapinha, em Salvador e São Vicente, distrito de Tiquaruçu e na sede acontece até amanhã, apresentação do Reisado Estrela de Belém, que percorre casas nas ruas dos bairros  Brasília, conjunto JOMAFA, Eucaliptus, Olhos D’Água e Tomba. Amanhã acontecerá Celebração Eucarística, na capela de Santa Rita de Cássia, o bairro dos Eucaliptos e em seguida o Reisado se apresentará, mais uma vez, na cidade da Cultura.


Segundo o jovem Vitor Batista, fundador e diretor, o objetivo é manter vivas as tradições populares do reisado e incentivar as pessoas a viverem e participarem  da manifestação popular passada de pai para filho, principalmente na zona rural e que vem se perdendo ao longo dos anos.


Sendo assim, a tradição dos Santos Reis, é comemorada e mantida, há oito anos, por moradores do bairro Eucaliptus. A frente sairá o estandarte e o povo executa as canções durante o trajeto com samba de roda, acompanhados de tambor, pandeiro e chocalho. Entre elas : Oh de casa, oh de fora, Calix bento, Altar dos Santos Reis e Palmeia o samba.


Participo mais uma vez esse ano, e gosto da experiência e de vivenciar essa tradição.


 


ANO DO LAICATO


 


A Igreja Católica no Brasil celebra desde o dia 26 de novembro do ano que passou até o dia 25 de novembro de 2018, o “Ano Nacional do Leigo” , cujo projeto, elaborado pela Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, foi instituído durante a segunda reunião ordinária do Conselho Permanete que foi realizada entre os dias 20 a 22 de junho do ano que passou.


Para animar a mística do ano o tema escolhido foi: “ Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”. MT 5,13-14.


O objetivo é: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”


Pretende ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.


Organizou as atividades em quatro eixos: 1) Eventos; 2) Comunicação, catequese e celebração; 3) Seminários temáticos nos Regionais; e 4) Publicações.


Espera-se que este ano traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade.


Que todos possam participar desse ano importante para todos os leigos e leigas que atuam na Igreja Católica no Brasil.


 


SEMANA DE LITURGIA


 


Acontece de 08 a 12 de janeiro, a Semana de Liturgia 2018, no Centro de Formação Cristã Dom Itamar Vian, com participação de leigos de diversas paróquias que compõem a Regional NE 3.


O tema central será: “ Cantar a liturgia: beleza, sacramentalidade e ritualidade” que será abordado pelo assessor Márcio Antônio de Almeida, com participação da equipe de reflexão de música da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil durante o evento.


A realização é da : Faculdade Católica de Feira de Santana e CNBB NE 3 – Dimenção Litúrgica. Participe!


 


FESTA DE SÃO GONÇALO


 


Os festejos em louvor a São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade de São Gonçalo dos Campos, serão iniciados,  amanhã,  com o Bando Anunciador, nas ruas da cidade, no dia 10, missa solene, às 07:00 horas da manhã e à noite caminhada luminosa saído da Matriz para comunidade da Cruz, às 19:00 horas, se estendendo até o dia 21, tendo como tema central:  “Nossa Paróquia Nossa Missão”.


No dia 11, às 20:00 horas, será iniciado o novenário que se estende até o dia 19, no dia 20, noite dedicada à Nossa Senhora do Amparo. No dia 21, dia festivo dedicado a São Gonçalo e Nossa Senhora do Amparo com a seguinte programação: Alvorada às 05:00 horas, Missa solene às 09:00 horas e, às 17:00 horas, Procissão e Benção do Santíssimo Sacramento.


Na comissão de honra, o arcebispo metropolitano dom Zanoni Demettino Castro, o arcebispo emérito dom Itamar Vian, o pároco pe. Miguel Amaral e a mensagem nos disse: “A missão segue omemso dinamismo: missão é sair de si, é partir,é abrir-se aos outros como irmãos”.


Parabéns a toda comissão e equipes de trabalho.


 


MOMENTOS...


A CJC/TOA animou ontem,  o novenário de São Sebastião co-padroeiro de Pataíba e já começa se preparar para os 40 Anos de Missaõ da C.J.C. – Comunidade de Jovens Cristãos de Santana, que acontecerá em 21 de abril de 2018./  Acontece a festa de São Sebatião, co-padroeiro de Pataíba com novenário de hoje até o dia 09, com tema central: “Para edificar o corpo de Cristo”Efésios 4,12. e lema: “ Jesus é o Sacramento primordial! E isto é dogma de fé!” No dia 10, missa de encerramento, às 17:30h, celebrada pelo Pe. Anderson Moura, seguida de procissão. Participe!/ Muitos sacerdotes e comunidades estão em período de férias e outras já iniciaram suas atividades para o corrente ano./ Adquira seu Ano litúrgico, para acompanhar a liturgia do ano 2018./ Informações sobre diversos eventos da nossa arquidiocese continuarão sendo divulgados pelo site www.fecatolica.com.br. Confira!


 


Parabéns pra você... 07 – Maria Eduarda Xavier, 09 - Ney Santos, Pedro Dantas e Raimundo Carneiro,  10 – Geraldo Guedes , 11 - Antônio José Laranjeira, Dra. Adenilda Martins e Rita Magalhães, 12- Eliana Boaventura, Fabrício Almeida e Júlia Viana, 17- Eliana Silva, Eliana Prudência, Jerusa Santana e Wagner Santos, 19-Antônio César Ferreira, Isabele Vitória Almeida e Maria Cristina Almeida , 20 - Milton Pereira, Neviton Andrade e Reinaldo Pereira, 21 - Raquel Matos, 22- Luiz Roberto Carneiro e Pe. Osmair Collazziol , 23– Cleber Ribeiro, Dom Zanoni Demettino Castro e Railda Oliveira, Renilda Lima e diácono Roque Lima, 24 - Adilson Barreto e  25 - Clécia de Almeida.   


 


Mensagem bíblica: “ As nações de toda a terra hão de adorar-vos o Senhor”. Salmo 71.





Mário Leal Mário Leal