Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Colunas

Momentos de Vida

15/12/2017 às 09:12.

Hoje, 15 de dezembro de 2017, estamos na segunda semana do advento e no próximo domingo, o terceiro do Advento, celebramos, o aniversário do Papa Francisco.


Estaremos realizando, em todo país, a coleta da Campanha para a evangelização que tem como objetivos, conscientizar todos os cristãos, unidos a Cristo pela graça do Batismo, para que participem da missão evangelizadora da Igreja; apoiem as estruturas da Igreja e incentivem a atividade evangelizadora. Portanto, no próximo final de semana, não deixe de levar para missa, o seu envelope com a oferta a Campanha Nacional para a Evangelização, que este ano tem como tema “ Cristãos leigos e leigas comprometidos com a Evangelização” e o lema “Sal da Terra e Luz do mundo“  Mt 5,13-14.  


Algumas paróquias e comunidades continuam realizando as Novenas do Natal em Família nas casas e se preparando para chegada do nosso Salvador.


Muitas campanhas são realizadas em prol dos menos favorecidos; celebrações e confraternizações acontecem, nos mais diversos ambientes.


Assim todos nós celebramos a Vida e no dia 24, véséra do Natal, é o quarto domingo e acenderemos a última vela da Coroa do Advento.





5º NATAL ENCANTADO


 


A Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Egberto costa realizam pela quinta vez o projeto Natal Encantado será iniciado no dia 17 e movimentará o centro da cidade até o dia 22,  acontecerá na praça Padre Ovídio – Matriz (com dois palcos) , estacionamento de Prefeitura , será marcado por ampla programação, com orquestras, as filarmônicas, corais, dia 22, o Show “Tropicália 50 anos” com Janno, Tanny Brasil, Djalma Ferreira e Cristiane Souza, a peça “A Estrela do Menino Rei”, no dia 22, às 19:00 horas, entre outros e todos os dias na sacada do paço municipal.


Atrações de referência nacional estão previstas para o evento, confira a programação:


 


Na  Praça   Pe. Ovídio – Matriz:


Palco 01 – 20:00 horas – 17 - Orquestra Sinfônica da Bahia, 18 – Gal Costa,  19- 14 Bis, 20- Alcione, 21- Fagner e 22-Orquestra Neojibá.


 


Palco 02 –22:00 horas - 17 – Concerto Jovens Divas, 18 – Violonista Robson Miguel, 19 –Cantores da Feira , 20- Baiana Bossa, 21- Wanderley Cardoso e 22- Joanna.


 


Na Praça da Matriz foi montada a Casa do Papai Noel, um presépio gigante, a fachada da Catedral de Nossa Senhora Santana, foi decorada com lâmpadas, também o Paço Municipal, Monumento ao Caminhoneiro, as árvores no estacionamento da Prefeitura, peças decorativas no centro comercial, alguns viadutos da cidade e esculturas com seis metros de altura foram colocadas no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas e a rua Castro Alves.


Parabéns a todos pelas iniciativas de tornar o nascimento de Jesus Cristo, o nosso  Salvador, mais belo e festejado por todos.










MOMENTOS DE AGRADECER...





Nesta época, por toda parte, as cidades estão mais bonitas, esperando o nascimento de Jesus. Muitas árvores foram montadas, trazendo luz e cores para todos, espalhadas nas casas, ruas, lojas, escolas, entre outros, com tamanhos variados e muita criatividade. Também muitas cascatas de luz em diversas residências e lojas dando um toque todo especial às noites de dezembro. Lembremos que este símbolo da vida é utilizado desde o século passado, mas cada um a enfeita para receber a verdadeira vida: O Cristo. Na noite de Natal recordarei meu pai, Mário Leal. Principalmente a época de criança, quando eu colocava o sapato ele sempre deixava um presente. Foram natais inesquecíveis.


Na oportunidade, quero desejar à minha mãe, irmãos, sobrinhos, cunhados, tios, primos, afilhados, compadres, parentes, amigos, alunos, leitores, internautas e colegas do Jornal Folha do Norte, CEEP em Saúde, EAEFS,CJC/ TOA, HTO Fisioterapia, site Fé Católica (Robson Miranda), nossos arcebispos, sacerdotes, diáconos, religiosas, religiosos, seminaristas, leigos, colaboradores, divulgadores, patrocinadores da coluna durante o ano e, em especial, à  Blosson Ville Cosméticos (Suzane e Kennedy Cupertino), Clidens ( Dras Marília e Marilda Costa), Clilab – Análises Clínicas Laboratorial (Dra. France Pedra),  Fama – Materias de Construção (Edvonete e Agenor Margoti), Jota Neto Confecções (Marlúcia e João Lima), e a toda comunidade feirense a seguinte mensagem:


Momento de Vida... Mais um ano está chegando ao fim. Momento de parada para reflexão de tudo que vivemos de bom e ruim. Um balanço é necessário para que em 2018 possamos realizar coisas novas. Com o pensamento positivo podemos iniciar uma nova jornada, na presença de Deus.


Em 2017, mais uma vez, vivemos novas experiências pessoais e profissionais, convivemos em novos ambientes, viagens, reencontros com amigos, conhecemos novas pessoas, desenvolvemos novos projetos, novos cursos, foram momentos intensos e de crescimento. Também vivenciamos momentos de decepção que fazem parte da nossa jornada. De tudo fica um pouco e crescemos.


Vamos viver “Um novo tempo”, como nos propõe Ivan Lins na canção, “Um novo tempo, apesar dos castigos/ Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos, pra nos socorrer” e a vida são os novos tempos. Vamos vivê-los com intensidade. E Fábio Jr e  Marinho Marcos nos deixam essa mensagem: “Já faz mais de dois mil anos/ que o homem veio à Terra/ ensinar pra gente a força do amor/ infelizmente o ser humano/ ainda continua em guerra./ e quanto menos consciência, maior a dor”.


Celebremos o Natal, o nascimento de Jesus Cristo, em Belém, com seus pais Maria e José. Não esqueçamos que os anjos davam glória a Deus e por lá estavam os pastores Lucas, Gabriel e Josué com seus rebanhos, a estrela indicava o local do nascimento de Jesus e mais tarde os magos do Oriente, Gaspar, Melquior e Baltazar iriam presentear o nosso Rei com ouro, incenso e mirra.


Vamos continuar presenteando diariamente - Cristo!


No dia 25, é Natal. Boas Festas, Feliz Natal e um 2018 com Luz e Vida!





Natal! Jesus renasce a cada dia de nossas Vidas


O verdadeiro sentido do Natal é celebrar o nascimento de Jesus Cristo e através do Presépio, que é montado em nossas casas e foi idealizado e montado pela primeira vez por São Francisco de Assis, representamos o nascimento do Salvador, o que nos faz sentir mais profundamente a mensagem do Natal, do nascimento de Jesus, através da idealização do presépio, ou seja, a cena do ambiente onde Jesus nasceu.


Essa realidade nos faz penetrar nos ensinamentos que constituem a doutrina de Jesus: pobreza, simplicidade, humildade, fé, docilidade, uma cadeia de ensinamentos para a vida cristã. Afinal, assim foram a vida e os ensinamentos de Jesus, desde o início.


No Natal de 1223, São Francisco de Assis montou o primeiro presépio e, somente por volta de 1484, é que surgiram as imagens dos Reis Magos. Hoje, milhares de presépios são montados em igrejas, casas e lugares públicos para celebrar o nascimento de Jesus e interpretar a nossa vida a partir da dele.


A montagem de presépios tem crescido muito em nossa cidade. Eu, particularmente, desde criança, compartilho essa experiência com minha mãe Miracy Lima Leal, que arma o presépio desde os seus 15 anos. Na casa dos meus irmãos Antonio Mário, Ana Lúcia e Dayanna Christina também são montados presépios, sendo na casa de minha irmã com a participação dos meus sobrinhos Thiago José e Thaís Maria. Lembrando também das minhas sobrinhas Maria Rita e Bella Maria, no seu primeiro Natal.


Para mim não existe Noite de Natal sem a Oração diante do Presépio. Afinal, a maior comemoração do Natal é o nascimento de Jesus. Na nossa cidade, são montados presépios e, na zona rural, é também conhecido como lapinha. Nele representamos as imagens do Menino Jesus, Maria, José, pastores, anjos, reis magos e também colocamos boi, burro, carneiros, camelos e o galo.


Cada um com a sua criatividade revela um único sentido: recordar Jesus Cristo-Luz e Vida. Arme um presépio!


ORIGEM DO NATAL


A data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo é o Natal. Na antiguidade, ele foi comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. O 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração, somente no século IV e a cada ano  são ampliadas as comemorações, estilos de decoração, entre outros.


Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que havia uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.


As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus, na gruta em Belém.


Nos nossos dias, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal, o que coincide com a festa dos reis.


Falando do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1da nossa História.


MISSA DE NATAL


O nosso arcebispo dom Zanoni Demettino Castro presidirá, na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, às 20:00 horas, a Missa do Natal, antes da missa a Cantata de Natal e bênção dos Sinos. E nos deixa a seguinte mensagem:


Jesus fez sua morada entre nós (Jo 1,14) Neste Natal Ele quer renascer em você e na sua família. Que ele acompanhe você, em todos os momentos!


Que Ele encha seu coração de paz e esperança! Que Ele derrame suas bênçãos, protegendo sua vida com saúde, alegria e solidariedade durante todos os dias do próximo ano!


Não esqueçamos que a tradicional Missa do Galo, pelo menos na maioria das igrejas de nossa cidade, já não acontece mais à meia-noite. Mesmo assim, continua sendo costume das famílias católicas se reunirem em torno do altar para Celebração do Nascimento de Jesus Cristo e depois irem para suas casas, onde realizam momentos de oração, confraternizações e Ceias de Natal com produtos da época. Muitas luzes e cores enfeitam as casas, muitas famílias armam o seu presépio e oram à meia-noite. Recordemos o nascimento de Jesus através de Lucas 2,1-14.


No dia 25, dia de Natal, a missa do dia será celebrada em muitas comunidades e paróquias que terão seus horários divulgados e você não pode deixar de participar e celebrar a festa da vida. Na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, às 19:00 horas.


CJC / TOA


A CJC/TOA realizou a novena do Natal em família. Mais uma vez, no período natalino e como gesto concreto do Natal em família, acontece a Campanha de Solidariedade, ajudando as Irmãs Clarissas, no dia 24, participarão da Missa de Natal. Já no dia 25, passaremos a manhã com os Idosos do Lar do Irmão Velho, recordando o Nascimento de Jesus, encenaremos o nascimento e levaremos Papai Noel com presentes e muita alegria através das canções natalinas, para assim partilhar com os idosos o nascimento de Jesus Cristo, com visitas nos quartos dos acamados para um bate papo e momentos de partilha.


Assim eles celebrarão o Natal do Senhor.


Na oitava de Natal, realizarão no dia 26, a Confraternização de Final de Ano, no dia 27,  animarão o novenário da Sagrada Família, na comunidade do Escoval, paróquia Nossa Senhora dos Humildes e dia 29, a Celebração Eucarística de Natal, na comunidade Xavante, paróquia de São Gonçalo do Amarante.


Encerrando assim as atividade do ano de 2017.


MOMENTOS DO NATAL...





A celebração do Natal é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais ornamentadas. São entoadas belas canções como: Noite feliz, Sinos de Belém,  Anoiteceu, Boas Festas, Então é Natal, Natal das crianças, Bate o sino, entre outras.


Falaremos sobre alguns deles para que você conheça melhor e utilize-os dando sentido ao seu Natal.





PINHEIRO


 


É sempre verde, está sempre manifestando e comunicando vida, em qualquer lugar, em qualquer situação, como Jesus, que sempre e em todo lugar é, para nós, Vida. Viva a Vida com intensidade!


 


ANJOS


Mensageiros de Deus na história da salvação. São o sinal de que “os céus se abriram e Deus visitou seu povo”. Simbolizam a comunicação com Deus.


ESTRELA


Os magos vindos do Oriente á procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vem os homens para adorar a grande luz que é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão.


SINOS


No Natal o seu toque simboliza alegria e júbilo pelo nascimento de Jesus Cristo e todos os cristãos louvam o Menino.


As badaladas dos sinos de Natal representam a mensagem "Nasceu Jesus!". Além disso, acredita-se que o som dos sinos possa afastar tudo de ruim e trazer boa sorte.


VELAS


As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse:”Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas”. Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n’Ele, e como Ele, a luz do mundo.


ARRANJOS SECOS


O que está seco é porque não tem vida.Portanto, sempre que estivermos longe de Jesus, estaremos secos, pois só Ele é a Vida e comunica vida. Jesus veio até nós para que tudo se desenvolva, tudo tenha vida.


BOLAS COLORIDAS


As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.






Mensagem bíblica: “ Glória  a  Deus no mais alto dos céus, a paz na terra aos homens por ele amados.”   Lucas 2,14





Mário Leal Mário Leal