Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Colunas

Momentos de Vida

11/12/2017 às 09:12.

Hoje, 08 de dezembro de 2017, estamos na primeira semana do Advento e, no próximo domingo, o segundo do Advento, acenderemos mais uma vez a segunda vela da Coroa do Advento. Por toda parte, as cidades estão mais bonitas, esperando o nascimento de Jesus.


Algumas paróquias e comunidades continuam realizando as Novenas do Natal em Família nas casas e se preparando para chegada do nosso Salvador.


Muitas campanhas são realizadas em prol dos menos favorecidos; celebrações e confraternizações acontecem, nos mais diversos ambientes.


Assim todos nós celebramos a Vida.


 


NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Celebraremos, hoje, a festa da Imaculada Conceição. A padroeira da Bahia e de muitas paróquias da nossa arquidiocese é celebrada em todo país, em Salvador, com muita festa . Ela é a prova de que, para Deus, nada é impossível. Foi santificada para cumprir sua missão, na condição de criatura. Através da fé e com seu sim, tornou-se a mãe do nosso Salvador, Jesus Cristo e teve seu dogma proclamado por Pio IX, em 1854. Maria, toda bela e santa, foi preservada de todo mal, para trazer ao mundo a fonte da santidade.


Todas as Igrejas celebram esta festa e, na nossa arquidiocese, ela é padroeira de muitas paróquias e comunidades, entre elas a do bairro da Conceição, com tema central: “ Com a Imaculada Conceição em estado permanente de Missão”, o novenário termina amanhã, o presidente da celebração será o arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, sempre às 19:30 horas.


No dia 10, o dia da festa, às 18:00 horas, procissão e às 19:30 horas, solene Concelebração Eucarística, seguida da Coroação de Nossa Senhora. À frente dos festejos os padres José Wilson e Genival Oliveira, o diácono João Antônio Barros e comissão da festa.


Outras festas de Nossa Senhora da Conceição,  na cidade da Conceição do Jacuípe, comunidade Morada do Sol, paróquia Nossa Senhora Aparecida – Feira IX,  na paróquia de Todos os Santos, na comunidade do Genipapo, paróquia Nossa Senhora dos Humildes  e na comunidade do Teles, em São Gonçalo dos Campos e na paróquia São Francisco de Assis.


Na capela Nossa Senhora de Lourdes, tradicionalmente, o jornalista Oydema Ferreira, festeja a Imaculada Conceição, com Celebração Eucarística, hoje, às 07:00 horas da manhã, celebrada pelo pe. Jorge Ribeiro.


Todos são convidados a celebrar Nossa Senhora da Conceição.


 


XXVI APROFUNDAMENTO DO TOA


No último domingo, aconteceu o XXVI Aprofundamento do TOA – Treinamento de Oração e Ação, promovido pela C.J.C. – Comunidade de Jovens Cristãos de Santana, na comunidade São Bento de Inhatá , na cidade de Amélia Rodrigues, foi o quinto itinerante, os primeiros foram em Serra Preta, nas comunidades da Terra Dura e Limoeiro, distrito de Humildes e Catana Velha, na cidade de Água Fria.


O encontro teve como tema “ Nossa Senhora ”, com Celebração Eucarística presidida pelo pe. Jorge Fontes, vigário da paróquia Nossa Senhora da Lapa, contou com a participação de 55 pessoas de Água Fria, Amélia Rodrigues, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos que já participaram do TOA.


Depois da celebração, seguiram em caminhada até a escola onde aconteceu o dia do aprofundamento, com orações, louvor, partilha, testemunhos, momento mariano, etc. Já iniciando o Ano do Laicato na C.J.C./TOA.


Confiram as fotos em breve no site: www.fecatolica.com.br, que tem dado cobertura a diversos eventos da arquidiocese.


 


MOMENTOS...


 


A CJC/TOA ; animará amanhã, o Tríduo da Sagrada Família, na comunidade do Jenipapo I, paróquia São José das Itapororocas e no domingo, às 18:30 horas, Celebração Eucarística, na Capela Nossa Sernhora de Lourdes e iniciam as novenas do Natal em Família./ Acontece no próximo domingo, o 12º Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens , na quadra do Colégio Santo Antônio, tendo como tema: “Homens do Terço, é preciso lançar as redes” com início às 08:00 horas, na programação: Momento Orante Musical com Frei Mário Sérgio, adoração com Pe. Pedro Jr, animação com Valério Ribeiro e Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro. Participe!/ No dia 12,  celebramos Nossa Senhora de Guadalupe. Segundo a tradição, sua imagem apareceu impressa na manta do índio João Diego, no ano de 1531. Visite a capela dedicada a ela no Shopping Boulevard. A comunidade Parque Sevilha, paróquia São Francisco de Assis, realiza   o Tríduo de hoje a domingo . No dia 12,  Celebração Eucarística, às 19:30 horas. Participe!/ No último dia 01, o arcebispo emérito Dom Itamar Vian, comemorou os seus 49 anos de Ordenação Sacerdotal, com Celebração Eucarística, na Catedral Metropoloitana de Senhora Santana. Parabéns pela missão./ Foi iniciado ontem e será encerrado amanhã, o Tríduo da Sagrada Família, na comunidade  do Jenipapo I, paróquia São José das Itapororocas, tendo como tema: “ Com a Sagrada família,  vivenciamos as misssões nas comunidades”. No domingo, acontece Celebração Eucarística de encerramento, às 18:00 horas, presidida pelo Pe. Antônio Ferreira Jr. Participe!/


!/  Acesse www.fecatolica.com.br  e confira os eventos da nossa arquidiocese.


















Aconteceu, o novenário de Santa Bárbara, na paróquia de Santa Bárbara, também foram encerrados os festejos na comunidade de Catana Velha, paróquia São João Batista, na cidade de Água Fria. Participe!/ Colabore com a campanha  “Momento de Vida lhe dá Vida neste Natal”, realizando assim um gesto concreto para as pessoas que necessitam de ajuda. Neste ano, mais uma vez, a campanha arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados ao Centro Social Monsenhor Jessé Torres, que trabalha com moradores de rua. Na nossa campanha, você  pode entregar sua colaboração no próprio centro / Acesse www.fecatolica.com.br e acompanhe os momentos da nossa arquidiocese.


MOMENTOS DO NATAL...


Não deixe de passear à noite pela cidade e ver a decoração da nossa cidade, não deixe de visitar a Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, Boulevard Shopping ,  Arnold Silva Plaza, também em residências, clínicas, estabelecimentos comerciais e escolas que embelezam as noites de dezembro. As lojas com bonitas decorações, algumas delas com o presépio e comemorações em residências, lojas, empresas, escolas, restaurantes, entre outros. Monte um presépio em sua casa!





Estamos vivendo, em todas as comunidades rurais ou urbanas do nosso país, a preparação para o Natal, com realização, nas casas, das novenas do Natal em Família – Famílias unidas celebram o Natal do Senhor.  Cada grupo realiza, com uma dinâmica própria, e são muitos os materiais à disposição como: CPP – Centro de Pastoral Popular com o tema : “O Salvador da humanidade nasce de Maria”. O pe. Paulo Júnior Silva Leão, nos diz: “Pelo sim que Maria deu ao anjo o sonho de Deus Pai se tornou realidade: enviar o seu Filho para permanecer com a humanidade e comunicar a ela a salvação. Bem-aventurada foi Maria porque acreditou que as promessas divinas seriam realizadas”.


Forme seu grupo, na sua rua, com seus parentes, no ambiente de trabalho, com seus amigos, se una a todo o povo católico e alcance graças através da preparação para o Natal do Senhor. Realize um gesto concreto! Ajude o seu irmão!


O Centro Social Monsenhor Jessé Torres, que trabalha com moradores de rua, realizou um almoço no último dia 07,   com distribuição de presentes para os moradores de rua. Visite o bazar com roupas, calçados, entre outros produtos e a campanha “Momento de Vida lhe dá Vida neste Natal”, mais uma vez, a campanha arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados ao Centro Social Monsenhor Jessé Torres.


A CJC/TOA está realizando as novenas do Natal em Família e campanha para o Centro Social Monsenhor Jessé Torres.


São muitas as instituições que precisam de nossa ajuda não só nessa época e sim durante todo o ano, já que para sobreviverem tem que alimentar, vestir, cuidar da saúde, entre outros aspectos importantes para a vida. Nesses locais são acolhidas crianças, jovens, idosos, pessoas que vivem na rua, viciados em drogas.


Muitos realizarão confraternizações de Natal e você pode ajudá-los. Entre tantos outros estão: Lar do Irmão Velho, Dispensário Santana, Centro Social Monsenhor Jessé Torres, Fazenda da Esperança Irmã Dulce, AFAS, AAPC, Orfanatos, escolha um deles e faça o seu gesto concreto do Natal. Visitando e ajudando.


 


Parabéns a todos pelas iniciativas de tornar o nascimento de Jesus Cristo, o nosso  Salvador, mais belo e festejado por todos.





Parabéns pra você... 04 - Luiz Gustavo Costa  e Rita Lordêlo Leal, 05 -minha mãe, Miracy Lima Leal, 06 – Franklin Dórea, Frei Josué Pereira, Ludmila Luna, 07 -Edicleidson Sales, 08 – Ana Clara Sousa e  João Vitor Lima , 09 – Pe. Avelino Brugos, Julinéia Ribeiro , 10 - Adeildo Fernandes, Pe. Gerson Figueiredo e Priscila Brandão, 11  - Gleidison Guedes e 14-Bruno Bezerra.


 


Mensagem bíblica: E Maria disse:  “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” Lucas 1,38.


 





Mário Leal Mário Leal