Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

Momentos de Vida

30/11/2017 às 10:11.

Hoje, 30 de novembro de 2017, estamos na trigésima quarta e última semana do Ano Litúrgico, amanhã iniciamos o mês de dezembro, primeira sexta-feira do mês consagrada ao Sagrado Coração de Jesus e comemoramos o Dia Mundial de Combate a AIDS. A Pastoral da AIDS, gradativamente, implanta-se nas comunidades e dioceses em todo o Brasil, cumprindo sua missão de informar, acolher e promover solidariedade com as pessoas que vivem com Aids.


No próximo domingo, o primeiro do Advento, iniciamos o Ano Litúrgico, organizado pela Igreja para melhor celebrarmos o mistério da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus, junto com o povo de Deus, no dia-a-dia de suas comunidades. Se aproxima o final do ano e percebemos que o tempo passa depressa e não volta. A cada dia realizamos novos projetos e muitos deles nos fazem crescer. Acenderemos a primeira vela na Coroa do Advento.


O clima de Natal, a cada dia toma conta de todos, muitas confraternizações acontecem nas escolas, empresas, entre tantos outros ambientes trazendo momentos de paz.


Neste período, diversos grupos já estão realizando, nas casas,  as novenas do Natal em Família, que é uma tradição do nosso povo. Faça a experiência.


 


XXVI APROFUNDAMENTO DO TOA


No próximo domingo, acontecerá o XXVI Aprofundamento do TOA – Treinamento de Oração e Ação, promovido pela C.J.C. – Comunidade de Jovens Cristãos de Santana, na comunidade São Bento de Inhatá , na cidade de Amélia Rodrigues, sendo o quinto itinerante, os primeiros foram em Serra Preta, nas comunidades da Terra Dura e Limoeiro, distrito de Humildes e Catana Velha, na cidade de Água Fria.


O encontro terá como tema “ Nossa Senhora ”, será pregado pelo pe. Jorge Fontes, vigário da paróquia Nossa Senhora da Lapa, contará com a participação de pessoas de diversas paróquias da Arquidiocese de Feira de Santana que já participaram do TOA.


Durante o dia do aprofundamento, acontecerão orações, louvor, partilha, testemunhos etc. A Celebração Eucarística será às 11:00 horas, na igreja de São Bento, em São Bento de Inhatá .


No último dia 25, animaram  a abertura do novenário  de Santa Bárbara, na comunidade de Catana Velha, em Água Fria, que acontece até o dia 04 .


Confiram as fotos em breve no site: www.fecatolica.com.br, que tem dado cobertura a diversos eventos da arquidiocese.






  1. ARNALDO  - 30 DIAS DE SAUDADES  


 


No próximo dia 03 de dezembro, celebramos a Esperança do 30º dia da partida para casa do Pai do inesquecível Pe. Arnaldo Lima Dias, muito querido na Arquidiocese de Feira de Santana e que tive o prazer de conviver com ele em alguns momentos e ele demonstrava um grande amor a Igreja.


Era originário do clero de Vitória da Conquista, sendo ordenado em 01 de maio de 1973, pelo então bispo Dom Jackson Berenguer Prado, incardinou-se posteriormente em Salvador, onde serviu até 2009, como vigário da Paróquia Santa Terezinha, em Escada. Desde 2010, foi acolhido nesta Arquidiocese de Feira de Santana, tendo atuado como vigário na Parúia Nossa Senhora Aparecida -  Feira IX.


Ele viveu seus últimos dias servindo no Seminário Santana Mestra, como diretor espiritual e esteve presente em diversos momentos da nossa arquidiocese. Era um homem simples, humilde e despojado, dando testemunho vivo de doação e serviço ao Reino de Deus, costumava celebrar com os pés no chão.


Descanse em Paz.


 


NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Celebraremos, no dia 08, a festa da Imaculada Conceição. A padroeira da Bahia e de muitas paróquias da nossa arquidiocese é celebrada em todo país, em Salvador, com muita festa . Ela é a prova de que, para Deus, nada é impossível. Foi santificada para cumprir sua missão, na condição de criatura. Através da fé e com seu sim, tornou-se a mãe do nosso Salvador, Jesus Cristo e teve seu dogma proclamado por Pio IX, em 1854. Maria, toda bela e santa, foi preservada de todo mal, para trazer ao mundo a fonte da santidade.


Todas as Igrejas celebram esta festa e, na nossa arquidiocese, ela é padroeira de muitas paróquias e comunidades, entre elas a do bairro da Conceição, com tema central: “ Com a Imaculada Conceição em estado permanente de Missão”, o novenário será iniciado amanhã tendo como presidente da celebração o Pe. José Wilson, novo pároco e segue até o dia 09, presidente da celebração o arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, sempre às 19:30 horas.


No dia 10, o dia da festa, às 18:00 horas, procissão e às 19:30 horas, solene Concelebração Eucarística, seguida da Coroação de Nossa Senhora. À frente dos festejos os padres José Wilson e Genival Oliveira, o diácono João Antônio Barros e comissão da festa.


Outras festas de Nossa Senhora da Conceição,  na cidade da Conceição do Jacuípe, comunidade Morada do Sol, paróquia Nossa Senhora Aparecida – Feira IX,  na paróquia de Todos os Santos, na comunidade do Genipapo, paróquia Nossa Senhora dos Humildes  e na comunidade do Teles, em São Gonçalo dos Campos e na paróquia São Francisco de Assis.


Na capela Nossa Senhora de Lourdes, tradicionalmente, o jornalista Oydema Ferreira, festeja a Imaculada Conceição, com Celebração Eucarística, no dia 08, às 07:00 horas da manhã, celebrada pelo pe. Jorge Ribeiro.


Todos são convidados a celebrar Nossa Senhora da Conceição.


 


DOM ZANONI DEMETTINO CASTRO – 10 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL


Aconteceu, no último dia 24, na Capela da Imaculada Mãe de Deus – Irmãs Clarissas, a comemoração dos 10 anos de Ordenação Episcopal do nosso arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, com Celebração Eucarísitca presidida por eles com participação do arcebispo emérito Dom Itamar Vian, Dom Edson Santana – Bispo de Eunapólis, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosas e leigos da nossa arquidiocese.


Ele vem realizando seu trabalho missionário na nossa arquidiocese e prepara as Santas Missões Populares para 2018, quando celebramos o Ano do Laicato, que teve abertura oficial no último dia 26, no encerramento da festa do Cristo Redentor.


Recordemos a sua trajetória episcopal , que ao receber o chamado pelo Espírito Santo, para ser bispo da diocese de São Mateus, no Espírito Santo, deixa sua missão em Vitória da Conquista, na Bahia e como bispo formou 13 mil missionários, inclusive crianças.


Ele foi nomeado no dia 03 de dezembro de 2014, arcebispo coadjuntor da nossa arquidiocese, tomando posse em 06 de fevereiro de 2015 e em 02 de dezembro, assumiu com arcebispo metropolitano.


Parabéns Dom Zanoni! . Continue sendo o Bom Pastor e irradie com alegria o evangelho de Jesus Cristo em nossos corações. Que a Santíssima Trindade e Senhora Santana te ilumine e proteja sempre na sua missão.





FESTA DO CRISTO REI


No úitimo domingo, , celebraremos a Festa do Cristo Rei do Universo. Que tenhamos apenas um Rei e que a lei dele seja a nossa: amar até as últimas consequências.   


Muitas paróquias e comunidades celebraram esta festa, em que recordamos as palavras enfáticas de Jesus Cristo, perante Pilatos: “Meu reino não é deste mundo”. Percebemos que os reinos que Jesus pregou são de justiça e paz, e devem ser construídos diariamente em nossas vidas, para que assim tenhamos dias melhores num mundo tão conturbado e carente de justiça, onde reina a violência. Jesus Cristo, nosso Rei, espera muito de cada um de nós e de nossas comunidades para construirmos um mundo de paz e justiça. Que possamos sempre proclamar: Rei, rei. Jesus é o Rei!


Na nossa arquidiocese, a festa do Cristo Rei aconteceu na paróquia Cristo Redentor, no JOMAFA, com novenário que teve como tema : “ Paróquia Cristo Redentor, 10 anos de Missão” e o lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.


No dia festivo, aconteceu missa dos enfermos, batizados, almoço comunitário, Celebração Eucarística, presidida pelo nosso arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, onde foi realizada a abertura do Ano do Laicato, seguida de procissão. À frente dos festejos, os padres Gerson Figueredo e Edmundo Almeida.





NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


A festa de Nossa Senhora das Graças, na paróquia do mesmo nome, bairro Cidade Nova, teve como tema central “Fazer missão com Maria, Mãe da Evangelização”, no novenário com Celebração Eucarística


No último dia 26 , foi o grande dia de festa com missa para as crianças, noite dedicada aos leigos, com abertura do Ano do Laicato paroquial , procissão, missa festiva e bênção, tendo como sacerdote convidado, o arcebispo  Dom Zanoni Demettino Castro e no dia 27, aconteceu,  o dia votivo, com o Ofício da Imaculada Conceição, Missa e Coroação de Nossa Senhora, os convidados foram os padres Osvaldo de Oliviera e Victor Zacarias Luato.


Recordemos a devoção a Nossa Senhora das Graças, que através da medalha milagrosa e da jaculatória, atrai muitos devotos. Foi a Santa Catarina de Labouré que ela apareceu na noite de 18 para 19 de julho e no dia 27 de julho de 1830, conversando, disse: “Este globo que vedes representa o mundo inteiro, particularmente a França, e cada pessoa em particular. E eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que me pedem”. Formou-se, então, em torno da Santíssima Virgem, uma espécie de medalhão oval, em redor do qual se liam, em letras de ouro, as seguintes palavras: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”. Logo depois, as mãos de Maria, carregadas de graças simbolizadas pelos raios luminosos, abaixaram-se e se estenderam conforme a graciosa atitude reproduzida sobre a medalha, enquanto a voz dizia: “Fazei, fazei cunhar uma medalha conforme este modelo! As pessoas que a usarem receberão grandes graças, sobretudo trazendo-a ao pescoço; as graças serão abundantes para todas as pessoas que tiverem confiança”.


No mesmo instante, o quadro pareceu voltar-se e a Irmã viu, no outro lado, a letra M, encimada por uma cruz e repousando numa base horizontal; em baixo do monograma de Maria, dois corações: um cercado de espinhos, e outro transpassado por um gládio.


Dois anos após as aparições, a medalha foi cunhada, com a aprovação do Mons. de Quélen, arcebispo de Paris e, desde então, sua difusão maravilhosa através do mundo foi acompanhada de incessantes prodígios de curas, de preservação e de conversões.


Busquemos graças através de Nossa Senhora das Graças, mãe de Jesus e nossa.


Parabéns a toda comissão da festa e ao pároco, pe, Osvaldo de Souza.





IRMÃ IELMA CELEBRA BODAS DE PRATA


 


No último dia 26, a Irmã Maria Ielma da Eucaristia, da Ordem de Santa Clara, celebrou as Bodas de Prata -  25 anos de Vida Consagrada, com Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo emérito Dom Itamar Vian, na Capela da Imaculada Mãe de Deus, em nossa arquidiocese, com participação de presbíteros, seminaristas, religiosas e leigos da nossa arquidiocese.


Ela nasceu em Porangatu, Goiás, onde passou sua infância e estudou; desde criança tinha vocação religiosa. Em Belo Horinzonte, aconteceu sua formação e primeiros votos no Mosteiro de Santa Clara ficando por lá até 2008, quando veio para nossa arquidiocese, sendo acolhida por Dom Itamar Vian, arcebispo de época e vem se dedicando às atividades realizadas no mosteiro em uma vida de clausura dedicada à oração, à caridade e ao amor ao próximo. Ela também, com dez irmãs que vivem lá, também se dedicam à confecção de hóstias, velas e estolas. Também gravaram um cd e celebram a eucaristia diariamente na capela.


Ela é a irmã responsável pelo mosterio, até o dia 05 de dezembro, quando acontecerá o primeiro capítulo eletivo do mosteiro de Feira de Santana, com a visita do arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro e, em seguida, a ereção canônica do mosterio, quando ele se desliga de Belo Horizonte, passando a ser autônomo,  pertecendo à Arquidiocese de Feira de Santana.


No dia festivo, ela falou da sua trajetória de vida consagrada e disse: “É um momento de  Ação de Graças... agradeço a Deus por ter vindo para Feira de Santana, Bahia, ter sido acolhida por Dom Itamar Vian e contruir história na Igreja de Feira de Santana, estou confiante aguardando os 10 anos do mosteiro e sua inauguração.  Agradeço a todos aos benfeitores que ajudam diariamente na construção e manutenção do mosteiro”.


Eu já tive diversas oportunidades de contatos com as Irmãs Clarissas, desde que chegaram a nossa arquidiocese, através da coluna Momento de Vida, site Fé Católica e através da CJC-TOA que elas são  colaboradoras e, há dois anos, celebramos o encerramento do TOA na capela delas.


Parabéns Irmã Ielma. Que São Francisco de Assis e Santa Clara lhe cubram de bênçãos.







IRMÃ ROSA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ FEIRENSE


 


No último dia 08 de novembro, a querida Irmã Rosa Aparecida, da Congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento - Sacramentinas, recebeu o Título de Cidadã Feirense, outorgado pela Cãmara Municipal de Feira de Santana.


Ela é muito conhecida em nossa Arquidiocese de Feira de Santana por seu trabalho missionário a frente do Dispensário Santana que ajuda tantas pessoas que procuram os serviços lá desenvolvidos com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Também na área educacional com a Escola Irmã Rosa Aparecida, da qual foi gestora durante muitos anos.


Seu nome de nascimento é Marlene Borges Ribeiro, nasceu na cidadã de Uauá, em 12 de novembro de 1943. Filha de Jerônimo e Maria Borges, tem 8 irmãos. Iniciou os estudos em Uauá, depois Campo Formoso, Juazeiro e depois o Colégio Santíssimo Sacramento, em Salvador, onde concluiu o Magistério, em 1964.


Desde menina manifestou o desejo de se consagrar a Jesus, em 1966, recebe o hábito; em em 1968, faz os primeiros votos e os perpétuos em 1972. Viveu a maior parte de sua vida religiosa na sede da Congregação,  depois no Asilo Nossa Senhora de Lourdes, Colégio Pe. Ovídio e desde 1979, se dedica ao Dispensário Santana.


Parabéns Irmã Rosa, pelo merecido título. Agora feirense de verdade.





Mensagem bíblica: “Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos para que sejamos salvos !” Salmo 79.








Mário Leal Mário Leal