Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

Momentos de Vida

03/11/2017 às 10:11.

Hoje, 27  de outubro de 2017, estamos na vigésima nona semana do Tempo Comum, chegando ao final do  mês de outubro, amanhã, comemoramos do Dia do Funcionário Público. Celebrando o Mês do Rosário e das Missões  em nossas comunidades. Que as comunidades continuem sua missão e possam celebrar Nossa Senhora com fervor.


No dia 01, iniciamos o mês de novembro dedicado a Todos os santos, Finados e também ao Dia Nacional de Ação de Graças.


No dia 09, celebramos o  aniversário da dedicação da Basílica de Latrão, conhecida como a basílica lateranense foi fundada pelo papa Melquíades (311-314), é a Catedral da Igreja em Roma e a mãe de todas as igrejas da Urbe e da Orbe (da cidade e do mundo), sendo comemorada por todas as comunidades de rito romano.


DNJ – DIA NACIONAL DA JUVENTUDE


 


No próximo dia 29, será  comemorado o DNJ – Dia Nacional da Juventude,


na cidade de Santanopolis com grande participação da juventude de nossa arquidiocese.


O tema central: “ Os humildes herdarão e terra” . Salmo 37, 11 e na programação caminhada, louvor, show e Santa Missa que ajudará no desenvolvimento do evento que já é tradicional  em nossa arquidiocese.


Na organização o Setor Juventude, que tem a frente o Pe. Jonilson Damasceno.





FESTA DE TODOS OS SANTOS


 


No dia 01, é comemorado o dia de Todos os Santos e Santas,  reconhecidos pela igreja e apresentados à nossa devoção.


A festa se iniciará no dia 30 e se estende até o dia 05, em louvor a Todos os Santos, esse ano na comunidade Nossa Senhora da Conceição  , na Queimadinha sempre às 19:30 horas com grande participação de fiéis e, logo em seguida, acontece a quermesse.


O tema desenvolvido durante o novenário é “ Santos e Santas em missão permanente” e no dia 05, às 10:00 horas da manhã, na Capela Nossa Senhora da Conceição  encerramento dos festejos presidida pelo arcebispo dom Zanoni Demettino Castro.


 


DIA DE FINADOS


No próximo dia 02, em todo o país, será comemorado o Dia de Finados ou dos fiéis defuntos. Serão celebradas missas e os cemitérios serão visitados por muitos, que irão pedir ao Senhor da Vida para conceder o descanso eterno a todos os falecidos e para que faça brilhar para eles a sua luz. A cada ano recordamos mais pessoas que partem para vida eterna e que no ano anterior conviviam conosco . Cada um deles tiveram importância em muitas vidas e hoje celebramos a esperança da ressurreição, como disse o próprio Jesus Cristo: “Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, mesmo que esteja morto viverá” Jo 11, 25. Jesus chorou a morte do amigo Lázaro e nós choramos também pelos que amamos e fizeram parte da nossa história,  relembro com saudades meu pai,  Mário Leal


Na nossa cidade serão visitados os Cemitérios e serão celebradas missas : Piedade ( 08:00 h, 10:00h e 16:00 h), São Jorge ( 07:00 h, 10:00h e 16:00h), Jardim das Flores ( 15:00h), São João Batista(  10:00h ) e Jardim Celestial ( 08:00, 10:00h e 15:00h), onde descansam alguns dos nossos entes queridos,  que recordamos com saudade.


O nosso arcebispo dom Zanoni Demettino Castro celebrará às 08:00 horas da manhã e o arcebispo emérito Dom Itamar Vian, às 10:00 horas, ambos, no Cemitério Piedade, e muitos fiéis participarão, com animação da CJC/TOA . Nos demais cemitérios, também serão celebradas diversas missas da esperança, nos horários citados acima e como em todos os anos muitos participam.


Acreditemos, reflitamos sobre a morte e busquemos dias melhores de convívio com nossos irmãos.


Nesse dia, o Vida Sistema, através do seu gerente Robson Bastos, estará realizando como já faz há muitos anos, ações de saúde com aferição de pressão arterial, acuidade visual e teste de glicemia capilar no cemitério São Jorge , em Feira de Santana e nos cemitérios das cidades de São Gonçalo dos Campos e Santanópolis . Na oportunidade, estarão vendendo planos funerários para os que visitam seus entes queridos.Parabéns pela iniciativa.


Santíssima Trindade nos abençoe e Nossa das Dores nos fortaleça.


 


36º TOA


 


A C.J.C. – Comunidade de Jovens Cristãos de Santana, através de sua equipe de trabalho realizaram o 36º TOA – Treinamento de Oração e Ação, neste ano , escolheram o tema “ Nossa Senhora”, pregado pela Irmã Terezinha, da Congregação das Irmãs Missionárias do Coração de Maria, em sintonia com o Ano Mariano, no qual celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelos pescadores, no Rio Paraíba, em São Paulo e homenagearemos também o centenário de Nossa Senhora de Fátima, que apareceu aos três pastores, Francisco, Jacinta e Lúcia.


O tema foi trabalhado durante o 36º Treinamento de Oração e Ação através da atuação da equipe composta, pelos casais: Antônio Mário e Rita de Cássia Leal, Everaldo e Ana Lúcia Lisboa,  Dayanna Christina  e João Sérgio Barreto, Eliana e Juarez Santos, Sandra e Jailton Pereira, Celene e  Benildo Oliviera, Dileana e Júlio Silva  e também por  Anete Marinho, Francisco Vinicius Leite, Gabriel Bastos, Helena Tanaka, Juliana Batista, Juliana Furtado, Joana Angelica Alves, João Vitor Leite , Karla Tanaka, Maria Cristina Almeida, Maria Eunice Santos, Marcio Silva, Marcos Vinicius Silva, Mário Leal, Miracy Leal, Miriam Oliveira, Neviton Andrade, Paulo Luna, Rafael Batista e Taise Costa. O ambiente foi decorado com cartazes homenageando o Ano Mariano com homenagens a Nossa Senhora Aaprecida e Nossa Senhora de Fátima que contribuíram na realização do TOA. A equipe assumiu coordenações com muito empenho. Você pode acessar o site: http://www.fecatolica.com.br e acompanhar momentos do TOA.


O TOA aconteceu no período de 29 e 30 de setembro a 01 de outubro, no Centro Arquidiocesano do Papagaio, tendo êxito do trabalho visível, pois os objetivos foram atingidos.







Participaram  61  pessoas da nossa arquidiocese, dae São Salvador, Aracaju e da diocese de Serrinha, muitos de nossa cidade e este ano um grande número de outras cidades, entre elas Água Fria (Barra de Água Fria, Catana Velha, Matosa, Sapucaia e Pataíba), Feira de Santana - distrito de Humildes ( Aparecida, Brodosque, Caboronga, Limoeiro, Humildes, Planolar II e Terra Dura), São Gonçalo dos Campos (Xavante) e Tucano,   que ouviram o chamado através do cartaz com a imagem  de Nossa Senhora Aparecida e a frase: :   “ Fazei tudo o que ele vos disser”. João 2,5.


Todos buscaram aprofundar a fé e o conhecimento da palavra de Deus através da Oração e da Ação. Por outro lado, a CJC/TOA tem ido às comunidades das cidades e distritos levando a palavra de Deus através de pregações e músicas, o que tem acrescentado muito para cada um que faz parte do grupo, pois, a cada comunidade, percebemos através de pessoas simples que vale à pena evangelizar e seguir na missão da Igreja. Em nossa cidade, participam dos momentos da Igreja, realizam reuniões, noites de oração e animam Celebrações Eucarísticas na Catedral Metropolitana de Senhora Santana e na Capela Nossa Senhora de Lourdes.


Este ano, a Missa de Entrega foi celebrada pelo Pe. Neivaldo, pároco de São Francisco de Assis, no dia 27 de setembro , com a participação da equipe e comunidade, no dia em que a paróquia recebeu a imafgem peregrina de Nossa Senhora Aaprecida. Na quinta à noite, uma parte da equipe começou a realizar os trabalhos e no dia 29, à noite, aconteceu a abertura e a partir daí momentos de Celebrações Eucarísticas, orações, palestras, louvor, partilha, atendimento a confissões e momentos marianos com participação de sacerdotes que colaboraram com a realização do encontro. Recebemos a visita pastoral do  arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro. Os pregadores foram os padres João Eudes, Jonilson Damasceno, Jorge Ribeiro e o seminarista Emerson Nascimento ; os confessores os padres: Antônio Souza, Aristóltelaes da Silva, Jair Barbosa, José, Antonio Neto e Leo Dinis,  e como celebrantes o arcebispo emérito Dom Itamar Vian e padre João Eudes . Também recebemos a visita da irmã Bete da comunidade Regina Pacis. Centenas de fiéis de diversas cidades participaram da Celebração Eucarística de encerramento na capela da Imaculada Mãe de Deus – Mosteiro das Clarissas e, logo após dançaram e cantaram algumas canções que foram ministradas no encontro no local do encontro.


Os toístas buscaram um encontro com Jesus Cristo, para o seu crescimento espiritual, missionário e como cristão. Lá, durante os três dias, eles vivenciaram momentos de busca através de Celebrações Eucarísticas, palestras, louvor, momentos marianos, orações e muitas músicas.


Parabéns a todos que de forma direta ou indireta colaboraram com a realização e êxito do 36º TOA, que foi um momento ímpar na vida de todos! Continuem a rezar por nós, pois sem a graça de Deus nada somos e nada podemos fazer!


Que a Santíssima Trindade e Nossa Senhora Aparecida continuem iluminando a todos.


 


 


FESTA DE SÃO JOÃO PAULO II


A paróquia João Paulo II  realizou o novenário de São João Paulo II, no conjunto João Paulo II. O tema central foi : “ Missão Evangelizadora da Igreja e as Santas Missões Populares” com grande participação dos paroquianos.


Antes das novenas, a oração do terço e, após a novena, Quermesse e atrações.


No dia 22, foi o grande dia de festa, com Santa Missa Solene presidida pelo Monsenhor José Nery de Almeida (Vigário Geral da Arquidioces de Feira de Santana) e logo após, a procissão com a imagem de São João Paulo II e de todos os padroeiros das comunidades da paróquia pelas ruas de nosso bairro; Benção do Santíssimo Sacramento e  encerramento dos festejos.


São João Paulo II pisou em solo brasileiro quando era papa e a nação cantou o hino "A bênção, João de Deus!" De autoria de Moacyr Geraldo Maciel e Péricles Brandão de Barros ( in memoriam) e com versão ( composição e adaptação) dos padres Arivaldo Aragão Vitória e Marino de Offida, que nos diz em um dos refrões: "São João Paulo, aqui estamos, tua igreja reunida pra te louvar e bendizer a Deus pelo dom e a beleza de tua vida".  A frente da comissão o Pe. Hipolito Gramosa.


2º RETIRO DAS SANTAS MISSÕES NA ARQUIDIOCESE


No último final de semana aconteceu em nossa arquidiocese o 2º Retiro Missionário das Santas Missões, no SESI – Alto do Cruzeiro,  reunindo missionários de todas as paróquias da arquidiocese. O objetivo foi aprofundar a importância  da fidelidade e da convicção  para com o projeto e seguir adiante, de modo fecundo, em toda extensão da arquidiocese .


A assessoria foi do Pe. Luis  Mosconi com a colaboração das paroquias, clero, pastorais, grupos e movimentos arquidiocesanos.


No organização a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral – COMIDE, o pe. Leomário Gonçalves e  irmã Bete Rodrigues.


Tendo a frente o coordenador de pastorais, o Pe. Edmundo Almeida.


NOSSA SENHORA APARECIDA


No último dia 12, celebramos a festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a nossa protetora e que nos faz acreditar em dias melhores. Lembrando da sua história, ela foi encontrada no rio Paraíba, São Paulo, por três pescadores, estava sem a cabeça e foi intitulada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, depois colocada numa igreja e a partir daí começou a devoção e ela. No ano especial dos 300 anos do seu encontro.


Em todo o país, muitas paróquias e comunidades celebram sua festa. Em nossa cidade, aconteceu  o novenário na paróquia do mesmo nome, no Conjunto Feira IX, no período de 03 a 11, às 19:30 horas, o tema foi : “ 300 anos de bênçãos e de Graça!” e o lema: “ Com Maria, o vinho da alegria não falta”.


No dia 12, que também comemoramos o Dia das Crianças, aconteceu na programação momento do Ofício de Nossa Senhora, seguido da missa , celebrada pelo pe. Evangevaldo Almeida, Louvor e momento de lazer com as crianças  e Oração do Ângelus e Almoço, a Missa Solene, presidida pelo arcebispo dom Zanoni Demettino Castro, seguida de procissão nas ruas da paróquia, com a Bênção do Santíssimo Sacramento e show de encerramento.


A frente dos festejos o padre Evangevaldo Almeida.





Mensagem Bíblica:   “ Fazei tudo o que ele vos disser”. João 2,5.





Mário Leal Mário Leal