Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

Momentos de Vida

20/10/2017 às 09:10.

Hoje, 20 de outubro de 2017, estamos na vigésima nona semana do Tempo Comum. Celebrando o Mês do Rosário e das Missões  em nossas comunidades.


No último dia 18, foi comemorado o dia do médico, um profissional que cuida da saúde do povo e trabalha dia e noite pelo bem estar da nossa população. Parabéns a minha irmã Dayanna e a todos os médicos. Que na caminhada diária tenham atenção, alcancem o diagnóstico e proporcionem a cura dos pacientes, foi o dia de São Lucas, que exerceu a profissão de médico, foi companheiro nas viagens de Paulo que o chamava de “amado médico” e consolador; quando preso, autor do evangelho do mesmo nome e dos Atos dos Apóstolos. Segundo Eusébio, ele teve relacionamento com todos os apóstolos e foi muito solícito.


No próximo dia 25 , celebramos Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, primeiro santo brasileiro, canonizado no ano de 2008, pelo papa Bento XVI, no dia da sua memória litúrgica. Muitas missas serão celebradas em todo país, pois muitas igrejas já têm a sua imagem nos seus altares, a exemplo da Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, em nossa cidade. Ele viveu no Brasil, no período de 1739-1822, deixou os bens da família para trás e entrou para a Ordem Franciscana. É conhecido, por milhares de pessoas, que buscam graças e milagres.


FESTA DE SÃO JOÃO PAULO II


A paróquia João Paulo II  realiza até amanhã o novenário de São João Paulo II, no conjunto João Paulo II. O tema central é : “ Missão Evangelizadora da Igreja e as Santas Missões Populares” com grande participação dos paroquianos.


Antes das novenas, a oração do terço e, após a novena, Quermesse e atrações. Os presidentes das celebrações e pregadores foram: 0 arcebispo emérito Dom Itamar Vian, Dom Guido Zedron, os padres Edmundo Almeida, Jonilson Damasceno, Gilvan Brito, João Carlos Falcão, Leomário Gonçalves;hoje, o Pe.Jorge Ribeiro e amanhã, o seminarista Rodrigo Simas.


No próximo domingo, grande dia de festa, às 17:00h –  Santa Missa Solene presidida pelo Monsenhor José Nery de Almeida (Vigário Geral da Arquidioces de Feira de Santana) e logo após, a procissão com a imagem de São João Paulo II e de todos os padroeiros das comunidades da paróquia pelas ruas de nosso bairro; Benção do Santíssimo Sacramento e  encerramento dos festejos.


São João Paulo II pisou em solo brasileiro quando era papa e a nação cantou o hino "A bênção, João de Deus!" De autoria de Moacyr Geraldo Maciel e Péricles Brandão de Barros ( in memoriam) e com versão ( composição e adaptação) dos padres Arivaldo Aragão Vitória e Marino de Offida, que nos diz em um dos refrões: "São João Paulo, aqui estamos, tua igreja reunida pra te louvar e bendizer a Deus pelo dom e a beleza de tua vida".  A frente da comissão o Pe. Hipolito Gramosa


CAMPANHA MISSIONÁRIA, SEMANA MISSIONÁRIA E RETIRO DAS SANTAS MISSÕES NA ARQUIDIOCESE


Estamos no mês das missões, em todas as dioceses do Brasil e o tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” e o lema: “Juntos na missão permanente” foi escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária de 2017.


Tudo está em sintonia como os ensinamentos do papa Francisco quando afirma: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus” (EG 1). Essa alegria precisa ser anunciada pela Igreja que caminha unida, em todos os tempos e lugares, e em perspectiva ad gentes. Por isso, o lema: “Juntos na missão permanente”.


A reflexão para o mês missionário, celebrado em toda a Igreja, dá seguimento à proposta da Campanha É um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no próximo final de semana, conforme instituído pelo papa Pio XI em 1926.


Também esse final de semana acontece em nossa arquidiocese o 2º Retiro Missionário das Santas Missões, no SESI – Alto do Cruzeiro, iniciando hoje a noite, às 1800 horas e se estendendo até o domingo, às 1300horas, reunindo missionários de todas as paróquias da arquidiocese.


O objetivo é aprofundar a importância  da fidelidade e da convicção  para com o projeto e seguir adiante, de modo fecundo, em toda extensão da arquidiocese . A assessoria é do Pe. Luis  Mosconi com a colaboração das paroquias, clero, pastorais, grupos e movimentos arquidiocesanos.


No organização a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral – COMIDE, o pe. Leomário Gonçalves e  irmã Bete Rodrigues.


Tendo a frente o coordenador de pastorais, o Pe. Edmundo Almeida.


 


MOMENTOS...


A CJC/TOA animará no próximo domingo, Celebração Eucarística, às 18:30 horas, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, seguida de reunião, coordenada pelos toistas do 36º TOA. O XXVI Aprofundamento do TOA- Treinamento de Oração e Ação será realizado no dia 03 de dezembro, a partir das 08:00 horas, na comunidade São Bento de Inhantá, na cidade de Amélia Rodrigues, paróquia Nossa senhora da Lapa. Participe!/ No último dia 16, recordamos os nono ano da partida para casa do Pai, do Monsenhor Hermengildo de Castorano. / Acessewww.fecatolica,com,br e acompanhe os momentos da nossa arquidiocese.


Parabéns pra você.. 17- Pe. Gilmar Assis, 18 - José Edson Pinheiro, Lívia Silva, Lícia Silva e Mauricéia Amaral, 19 - Pe. Edmundo Almeida, 25– Terezinha Nogueira , 26 - Diácono Gilberto Santana, 27 – Frei Vilares e  28- Ana Rosa Farias e Pe. José Antônio de Santana, 31 - Rosenilda Souza, 01/11 - Josué Ferreira , 02- Alfreda Xavier, Hélio Leal  e Pe. Josevaldo Machado  .


Mensagem bíblica: “Ó famílias das nações, daí ao Senhor poder e glória” Salmo 95.





Mário Leal Mário Leal