Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas



OBRIGADO MÉDICO!

16/10/2017 às 12:10.

No dia 18 de outubro, dia do apóstolo São Lucas, definido pelas páginas da Bíblia como o médico Lucas, comemora-se o Dia do Médico. Personagem constante do show da vida, o médico  é testemunha do milagre de cada novo ser que nasce.


“APLICAREI os regimes para o bem do doente, segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei remédio mortal, nem um conselho que induza à morte. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva” (Hipócrates, médico grego, considerado o pai da Medicina).


DESDE então, todos os anos, em faculdades de Medicina, os recém-formados médicos repetem esse juramento: “Prometo solenemente dedicar a minha vida a serviço da humanidade... Terei respeito absoluto pela vida humana e jamais farei uso dos meus conhecimentos médicos contra as leis da humanidade” (Juramento do médico – Declaração de Genebra).


O GRANDE pensador Sirácidas falando sobre a missão do médico escreveu. “A ciência do médico o faz levantar a cabeça. Deus criou remédios saídos da terra e o homem ajuizado não os rejeita. Foi Ele quem deu aos homens a ciência. Por ela, o médico trata e acalma a dor. Filho, na doença, roga ao Senhor e Ele te curará. Depois, dá lugar ao médico. Chega o momento em que teu restabelecimento está em suas mãos”.


O MÉDICO, portanto, tem como profissão ajudar pessoas, prevenir, curar ou abrandar suas enfermidades e aliviar a dor. Ficamos aliviados e mais seguros, quando encontramos nele esperança e força. Quando encontramos, neste homem ou naquela mulher, um pouco do rosto misericordioso de Jesus. Ser médico é mais do que um trabalho, é um sacerdócio, pois esse profissional da saúde cuida e trata da obra prima de Deus, que é o ser humano.


QUEREMOS agradecer ao nosso médico, o médico amigo, o médico da família, da empresa e de nossas organizações. Agradecer, a quem confiamos nossos segredos e que dele esperamos uma palavra de estímulo e de apoio. Que os médicos tenham Jesus como modelo e recompensa. Ele que disse: “Eu vim para que todos tenham Vida e Vida em abundância” (Jo 10,10), ilumine todos os médicos na nobre missão de prolongar a vida. Que Jesus, médico do corpo e da alma, abençoe e proteja a você médico.


+ Itamar Vian


Arcebispo Emérito


di.vianfs@ig.com.br





Dom Itamar Vian Dom Itamar Vian