Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas



AMIGOS DA VIDA

03/10/2017 às 10:10.

Estamos na Semana da Vida que conclui com o dia do Nascituro, domingo, 8 de outubro. A realização dessa semana envolve movimentos, comunidades, pastorais... A vida é ameaçada por muitas formas de violência! Sejamos amigos da vida  e não assassinos!


 


A VIDA É SAGRADA. E essa não é uma afirmação gratuita. “Não  matarás”  é um preceito que vale para todos os estágios da vida. Não matarás, interrompendo o milagre da vida que já começou. Não matarás, negando à vida iniciada as condições para que se  desenvolva. Não matarás, antecipando o final da vida. Não matarás, poluindo o ar, a água, o solo. Não matarás, devastando a fauna e a flora. A vida é sagrada nas plantas, nos animais, na água, na natureza. Mais sagrada ainda é a vida humana porque Jesus assumiu nossa humanidade para que homens e mulheres tenham vida e dignidade.


A SEMANA da vida conclui com o Dia do Nascituro. A criança que vai nascer já é um ser humano pleno de direitos. Ninguém pode decidir se deve vir a este mundo ou não: nem o pai, nem a mãe, nem os cientistas, nenhuma razão seja ela da ordem que for. Os nascituros, os concebidos, têm direito à vida. Tem direito de serem respeitados na sua integridade. Já possuem dignidade como a de qualquer outra pessoa. São seres frágeis, indefesos, porém, humanos como nós.


A DECLARAÇÃO Universal dos Direitos  Humanos afirma, no Art.3, que “todo o homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. A Igreja sustenta princípios como: o reconhecimento do caráter sagrado da vida humana; o primado da pessoa sobre a sociedade; o dever da autoridade de respeitar a vida; a vida humana possui um valor inalienável e está sob o domínio de Deus, o único que pode dá-la e que pode tirá-la.


DEUS DA VIDA, nós vos louvamos. Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais, famílias e todas as pessoas que cuidam da vida humana desde o seu início até o fim. Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Dai às famílias o pão de cada dia. Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, pelas crianças, jovens, adultos e idosos, para que tenham vida digna. Amém.


 


+ Itamar Vian


Arcebispo Emérito


di.vianfs@ig.com.br





Dom Itamar Vian Dom Itamar Vian