Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

Momentos de Vida

08/09/2017 às 08:09.

Hoje, 08 de setembro de 2017, estamos na vigésima segunda semana do Tempo Comum. Já estamos o mês da Bíblia, que é a palavra de Deus em nossas vidas, nos fortalece a cada dia narrando a história do povo desde a criação e nos trás o anúncio da boa nova de Jesus Cristo até os nossos dias.


Estamos na Semana da Pátria e a cada dia enfrentamos situações novas no nosso dia a dia.  Ontem, foi o dia da Pátria e comemoramos o 194º ano da Independência do Brasil. Em todo o Brasil, muitos foram às ruas participar do desfile cívico e do Grito dos Excluídos.


No próximo dia 15, acontece a festa da exaltação a Santa Cruz, que motiva-nos a louvar Cristo vencedor, seu triunfo sobre o pecado e a morte no madeiro da cruz. Olhemos agradecidos para p sinal da nossa libertação e renovemos em nósa certeza do amor de Deus para humanidade.





NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA


Celebramos hoje, a Nativdade de Nossa Senhora, com devoção à Imaculada Menina que através do saudoso Monsenhor Jessé Torres, há 19 anos atrás, chegou à nossa cidade, a imagem, que se encontra na Catedral Metropolitana de Senhora Santana e esta devoção vem se espalhando por toda arquidiocese, através de alguns devotos. Em vida ele preparava a festa da Natividade de Nossa Senhora, na Catedral de Santana, com muito amor, com direito a “Parabéns pra você” e bolo. Lembro com carinho dos momentos vividos durante as preparações e realizações deste momento de devoção.


A festa foi introduzida na Igreja, no século VII, pelo Papa Sérgio I e que está estreitamente ligada à vinda do Messias, como promessa, preparação e fruto da salvação. Venerando Nossa Senhora, que, com seu sim, colaborou mais diretamente para a vinda do Salvador, Jesus, relembramos a importância da sua presença em nossa fé.


A devoção à Imaculada Menina vem sendo difundida através da Congregação das Escravas da Imaculada Menina. Ela teve origem no Convento de São José da Graça, na capital mexicana, em 6 de janeiro de 1840  e aconteceu quando a Sor Magdalena, da comunidade de monjas Concepcionistas, estava orando em frente ao presépio de Belém, adorando o Menino Jesus, teve a seguinte inspiração: porque não celebravam com cânticos de alegria o nascimento de Maria como se faz com o Menino Jesus? Estando com este pensamento veio à sua imagem Maria Menina sobre nuvens; era recém-nascida, deitadinha e vestida como uma rainha e lhe disse: “Concederei todas as graças às pessoas que me pedirem e me honrarem na minha infância, pois é uma devoção muito esquecida”.


Diante do fato, ficou profundamente impressionada, comunicou à Abadessa Madre Guadalupe e lhe pediu para fazer uma imagem, que só depois de sinais e com muita insistência conseguiu. Assim, foi esculpida uma linda imagem, semelhante ao tamanho de uma criança recém-nascida, foi abençoada e propagada, no início com o povo do México. A devoção Infância de Maria foiaprovada pelo Papa Gregório XVI, que a enriqueceu com indulgências. Sendo o fato um marco para o surgimento de novenas, orações e tríduos. Em 1859, ela morre e antes pede à Madre Guadalupe para dar prosseguimento à devoção, o que não aconteceu, pois a madre não gostou da imagem que mandou fazer.


Com Maria do Rosário Arrevilaga, começa a difusão da devoção, pois desde pequena, aos 3 anos de idade aprendeu a rezar o rosário. Só conheceu as Irmãs Concepcionistas, aos 19 anos, ocasião na qual também conheceu a imagem de Maria Menina e ficou apaixonada. Muitos fatos acontecem e grandes milagres se realizam por sua intercessão. Ela abriu orfanatos para crianças de rua e órfãos. Anos depois, construiu o Santuário com esmolas e donativos e, junto com o Pe. José Federico Salvador, fundou a Congregação das Escravas da Imaculada Menina, que levaria para o mundo o amor e a devoção a Maria Menina, realizando aquilo que foi inspirado pelo Espírito Santo. Até hoje, muitas graças têm sido alcançadas de Deus, por sua intercessão, no mistério da sua infância, entre tantas outras: filhos para casais que não podiam procriar; saúde para crianças e adultos desenganados pelos médicos; ajuda a sacerdotes em momentos difíceis.


A CJC/TOA continua falando da devoção em seus encontros, para difundi-la entre as pessoas e na procissão de Senhora Sant’Ana acompanha o seu andor.


Hoje, acontece a Celebração Eucaristíca, na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, às 17:00 horas, com homenagens à Imaculada Menina.


Parabéns, Nossa Senhora, e continue nos iluminando!





FESTA DO SENHOR DO BONFIM


A festa do Senhor do Bonfim, começa hoje com novenário até dia 16 de setembro, às 19:00 horas, uma procissão luminosa sairá da Comunidade Sagrada Família para Igreja Senhor do Bonfim. Já aconteceu o Anúncio, o pré-novenário a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida nas comunidades, tendo como tema central: “Maria, serva obediente à lei do Senhor!”.


Durante as noites, serão homenageados as pastorais da acolhida, ECC, idoso, social e saúde, dízimo, comunicação, juventude : Caminhada, Segue-me e Brilho celeste, liturgia, catequese, batismo, familiar, criança, Seminário Santana Mestra e Propedêutico, Faculdade Católica, os movimentos Mãe Rainha,Terço dos Homens, Legião de Maria, Apostolado da Oração e Rosa Mística, coroinhas, ministros extraordinários, conselhos paroquiais, funcionários, Fé Católica,  Som de Deus e as comunidades Senhor do Bonfim, Santa Rita de Cássia (Baraúnas), São Paulo Apóstolo (Sobradinho), Comunidade Menino Jesus de Praga (Jardim Santana), Nossa Senhora do Parto ( Hospital da Mulher), Nossa Senhora do Carmo e Sagrada Família (Rua Nova).


Também as paroquiais: Santo Estevão, Nossa Senhora dos Humildes, Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, Nossa Senhora Aparecida – Feira IX, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Tomba, Cristo Redentor – Jomafa, São José Operário, Senhor dos Passos e Santíssima Trindade – Feira X.


Os pregadores serão os padres: Paulo Tarso, Flávio Porto, Vitor Menezes, Edimu ndo Almeida, José Augusto Nascimento, o Cônego Paulo Roberto Bittencourt, monsenhor Luiz Rodrigues e o frei Cristovão Lima.


No dia 17, encerramento com a seguinte programação: 07h30 – Santa Missa, presidida pelo Pe. Francismário Soares; 09h30 – Batizados; 16:00h – Santa Missa Solene – Presidida por Dom Zanoni Demettino Castro, seguida de Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento. A frente dos festejos os padres Pedro Jr., Jeanderson Leite e comissão da festa.


 


FESTA DO SENHOR DOS PASSOS


 


A 21ª festa em louvor ao Senhor dos Passos, acontece, de 17 a 24 de setembro, tem como tema central : “Família e Igreja” e lema: “Família, por quê? “ , na Igreja Senhor dos Passos, com transmissão pela rádio Web Nossos Passos. Entre os eventos em preparação aconteceu no dia 03, a Nossa Feira, no Ária Hall.


Os homenageados serão as pastorais da comunicação, batismo, litúrgica, acolhimento, juventude, social, saúde, familiar, universitária, dízimo, a catequese, coroinhas, crisma, ministros extrarordinários da eucaristia, comissão da festa,  encontro de casais com Cristo, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Seminários Santana Mestra e Propedêutico, as comunidades Dulce dos Pobres, Gruta do Rosário e as paróquias: Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, Senhor do Bonfim, Nossa Senhora Aparecida – Feira IX, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Tomba, Cristo Redentor – Jomafa, Santo Antônio- Capuchinhos e Nossa Senhora de Fátima – Caseb.


No dia 24 às 07:00 horas, procissão saindo da Capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara, para Igreja Senhor dos Passos e às 10:00 horas , será , o encerramento, com uma Missa Solene, presidida e com pregação do nosso arcebispo dom Zanoni Demettino Castro.


Na comissão da festa, o pároco monsenhor Luiz Rodrigues –, os vigários padres Francismário Soares e Wilson Marques. Parabéns!





MOMENTOS...


A CJC/TOA no domingo, animará Celebração Eucarística, às 18:30 horas, na Capela Nossa Senhora de Lourdes. Continuam abertas as inscrições para o 36º TOA, que acontece dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, no Papagaio. Informações e inscrições (75) 9131-6071 ou 3221-5263 (à noite) , e-mail : mariomvida@yahoo.com.br ou no balcão do site Fé Católica./ Nos dias 05, 06 e 07 de setembro, aconteceu o Tríduo de Maria de Nazaré, na paróquia São Francisco de Assis, hoje será encerrada com Celebração Eucarística.Participe!/  Aconteceu nos dias 06 e 07 de setembro, o Encontro de Cura e libertação com o Pe. Cleodon, promovido pela Casa da Rainha, com grande participação. / Acesse www.fecatolica.com.br e acompanhe os eventos da nossa arquidiocese./ Iniciamos a Campanha “ Momento de Vida dá Vida a uma Criança”. Colabore!


 


Parabéns pra você... 27 - Dom Itamar Vian, 28 - Agnaldo Rios, Edson Neves , Edson Sampaio e Sara Braz,  30 - Joenilson  Cerqueira e 03/09 - Pe. Jairo Lôbo, Lêda Nascimento, Maria Eunice dos Santos – 70 anos e Wanderson Leal, 04 - Edson Almeida, 07 -Arimário Araújo, Edmundo Pereira, Elenildo Alves e Frei Nativo do Couto, 08 - Lucas Brêda , 10- Almatéia São Paulo, Marilene Lima e Mário Sérgio Guene, 11 -Helder Tanaka, 13- Benildo de Deus e Stephanie Jesus, 15- Romilson Alves, 16- Alisson Araújo, Hugo Navarro e Maria de Fátima São Paulo, 17- Hildebrando Gomes, Morgana Lima e Sandra Lopes, 18- Djalma Ferreira, Jussara Carneiro, Pe. Luiz Bernardi e Silvania Capua, 19- Júlio Machado Neto, 20 - Elivanete Macêdo e  Lineia Fernandes e 21 -  Carlos Wanderley Bastos Segundo,Gilvanice Carneiro e Lázara Vieira,






Mensagem Bíblica: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Mateus 1, 23


 


 


 





Mário Leal Mário Leal