Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

Momentos de Vida

25/08/2017 às 16:08.

Hoje, 25 de agosto de 2017, estamos na vigessima semana do Tempo Comum, chegando aos últimos dias do mês vocacional em que celebramos as vocações sacerdotais, dias dos pais, religiosos e religiosas e no próximo domingo, celebraremos em comunhão com todos os catequistas, que diariamente levam a palavra de Deus para todos, desde crianças até idosos, e que celebram sempre em suas comunidades os ensinamentos do Senhor. Também o dia dos leigos , que têm grande importância dentro do trabalho da Igreja Católica em todo mundo, nas nossas comunidades. Celebremos em comunhão com os vocacionados para os vários ministérios e serviços na comunidade.


Que a Santíssima Trindade e Nossa Senhora Rainha ilumine todos os trabalhos realizados pelos leigos.


No último dia 20, celebramos a Assunção de Nossa Senhora. E cantamos as glórias de Maria, que foi exaltada acima de todos os anjos e triunfante com o Cristo para sempre. Não esqueçamos, que muitas maravilhas foram realizadas por Deus a seu favor, e ela foi elevada de corpo e alma ao céu.  Atingiu a plenitude da salvação e como mãe nos espera e convida para sempre caminharmos rumo ao Pai, o qual sempre esteve perto. Que possamos continuar caminhando com ela e dizendo  Sim, seguindo seus passos que com certeza nos deixarão sempre junto de seu filho Jesus Cristo.


No dia 27, celebramos Santa Mônica, que nasceu em Tagreste, em 332, de uma piedosa família cristã. Casou-se com Patrício e teve três filhos: Agostinho, Navigio e Perpétua. Pela sua oração assídua e confiante e por suas lágrimas, alcançou a transformação espiritual de seu filho santo Agostinho, que é celebrado no dia 28 e, em suas Confissões, descreveu sua mãe como cristã e contemplativa, atenta às necessidades dos humildes e pobres. Após a sua conversão, tornou-se sacerdote e bispo de Hipona e grande pensador e gênio universal.


No dia 29, celebramos, o martírio de São João Batista com festa de padroeiro, no município de Água Fria. João Batista, segundo Jesus, o “maior dentre os nascidos de mulher” – morre vítima de sua fé nos valores de conversão messiânica que havia pregado. Ele é o amigo que exulta de alegria ao ouvir a voz do esposo e presta reverência a Jesus: “Agora a minha alegria se completou; ele deve crescer e eu diminuir”.


No dia 01,  iniciamos o Mês da Bílblia , que é a palavra de Deus em nossas vidas, nos fortalece a cada dia narrando a história do povo desde a criação e nos trás o anúncio da boa nova de Jesus Cristo até os nossos dias. Iniciamos também a Semana da Pátria e no dia 07, realizaremos mais um Grito dos Excluídos.


O mês de setembro é também marcado pela estação das flores e o dia 03 é dedicado ao biólogo, uma das profissões que escolhi e que nos faz recordar que a vida é um dos mais belos dons de Deus, que devemos preservá-la cada vez mais. Assim, peçamos à Santíssima Trindade e Nossa Senhora da Esperança, que nos ilumine e proteja cada vez mais.


No dia 08, celebramos a Natividade de Nossa Senhora, festa introduzida na Igreja, no século VII, pelo Papa Sérgio I e que está estreitamente ligada à vinda do Messias, como promessa, preparação e fruto da salvação. Venerando Nossa Senhora, que, com seu sim, colaborou mais diretamente para a vinda do Salvador, Jesus, relembramos a importância da sua presença em nossa fé.


Comemoração na Catedral Metropolitna de Senhora Santana, com Celebração Eucarísitca, às 17:00 horas.





CENTRO SOCIAL MONSENHOR JESSÉ TORRES – 7 ANOS DE FUNDAÇÃO


No dia 29, na Catedral Metropolitana de Senhora Santana,  acontece Celebração Eucarística, às 17:00 horas, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, comemorando o 7º aniversário de fundação do Centro Social Monsenhor Jessé Torres, que trabalha com a Pastoral de Rua, tendo a frente a Irmã Sinor e uma equipe de voluntários.


O objetivo é sobretudo, o resgate da dignidade da pessoa humana, celebrar,vivenciar com eles sua fé. Não é sufuciente para lhes dar comida ou roupas, aqueles que nós não usamos mais. É preciso dar-lhes dignidade, amor e respeito.


A manutenção da pastoral é através de doações, bazar e trabalhos voluntários. O nosso e-mail : csmjesse@yahoo.com.br. Visite o Centro Social Monsenhor Jessé Torres - Praça Monsenhor Reanato Galvão e conheça o trabalho realizada pelos voluntários. Ajude! Faça sua parte.


A coluna Momento de Vida encerra a Campanha “Momento de Vida lhe dá Vida neste Inverno”, em prol do Centro Social Monsenhor Jessé Torres e parabeniza a todos os que trabalham por lá. Sempre que possível, visito e acompanho de perto essa obra que lembra o nosso querido Monsenhor Jessé torres que tanto ajudou os menos favorecidos.






FESTA DO SENHOR DO BONFIM E SENHOR DOS PASSOS


 


No mês de setembro, acontece a festa do Senhor do Bonfim, com novenário de 08 a 16 de setembro, já aconteceu o Anúncio, acontece o pré-novenário a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida nas comunidades, tendo como tema central: “Maria, serva obediente à lei do Senhor!”.


No dia 17, encerramento com a seguinte programação: 07h30 – Santa Missa, presidida pelo Pe. Francismário Soares; 09h30 – Batizados; 16:00h – Santa Missa Solene – Presidida por Dom Zanoni Demettino Castro, seguida de Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento. A frente dos festejos os padres Pedro Jr., Jeanderson Leite e comissão da festa.


A 21ª festa em louvor ao Senhor dos Passos, acontece, de 17 a 24 de setembro, tem como tema central : “Família e Igreja” e lema: “Família, por quê? “ , na Igreja Senhor dos Passos, com transmissão pela rádio Web Nossos Passos. Entre os eventos em preparação acontece no dia 03, a Nossa Feira, no Ária Hall, com início às 11:00 hoas e término às 17:00h.


No dia 24 às 07:00 horas, procissão saindo da Capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara, para Igreja Senhor dos Passos e às 10:00 horas , será o encerramento, com uma Missa Solene, presidida e com pregação do nosso arcebispo dom Zanoni Demettino Castro.


Na comissão da festa, o pároco monsenhor Luiz Rodrigues –, os vigários padres Francismário Soares e Wilson Marques. Parabéns!





36º TOA


 


O 36ºTOA – Treinamento de Oração e Ação, acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro. Sendo preparado com muito empenho pela equipe de trabalho, que tem à frente a equipe da CJC/TOA . A cada ano, o trabalho tem atingido jovens e adultos, de diversas  paróquias da nossa arquidiocese e outras, que buscam aprofundar a fé e o conhecimento da palavra de Deus através da Oração e Ação.


No dia 27, a Missa de Entrega, no novenário de São Francisco de Assis, na Gabriela, que recebrá a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a CJC/TOA animará a noite.


No dia 29, a partir das 18 horas, no Centro Social Nossa Senhora de Lourdes – em frente ao Colégio Pe. Ovídio, na avenida Senhor dos Passos, acontecerá a concentração para acolhida aos toístas pela equipe,  e,  logo depois, a saída com destino ao Papagaio, onde será realizado o  36º TOA.


O tema deste ano será :  “Nossa Senhora”, em sintonia com o Ano Mariano, no qual celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelos pescadores, no Rio Paraíba, em São Paulo e homenagearemos também o centenário de Nossa Senhora de Fátima, que apareceu aos três pastores, Francisco, Jacinta e Lúcia. O cartaz nos diz: “ Fazei tudo o que Ele nos disser” João 2,5. Durante o TOA momentos de...Celebrações Eucarísticas, Palestras, Orações, Confissões, Louvor, Adoração e Partilha.


A Celebração Eucarística de encerramento será no dia 01 de outubro, às 17:00 horas, na capela da Imaculada Mãe de Deus -  Irmãs Clarissas, no Papagaio e será aberta a toda comunidade. Contamos com a presença dos ex-toístas, familiares e amigos neste momento de ação de graças.


Quem quiser enviar correspondências poderá deixá-las no stand do Fé Católica- Shopping das Fábricas, na av. Getúlio Vargas, próximo à Secretaria do Arcebispado, até as 12:00 horas do sábado, dia 30. Maiores informações no site www.fecatolica.com.br ou pelo telefone (75) 9131-6071.


Durante o mês de setembro, animaremos Celebrações Eucarísticas, na Catedral de Santana e Capela Nossa Senhora de Lourdes e no dia 06, a festa de Maria de Nazaré, na paróquia São Francisco de Assis.


 


Momentos que aconteceram:


 


DOM ITAMAR VIAN LANÇOU 30º LIVRO


No último dia 06 de agosto, na Catedral Metropolitana Senhora Sant’Ana, aconteceu o lançamento do 30º livro de autoria do Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian, com o título “Pensando Bem”, em parceria com Frei Aldo Colombo, publicado por Paulinas Editora.


Viver é uma arte! Esta expressão é usual, muito comum no sentido de traduzir as dificuldades que cada um encontra no seu dia a dia e, para superá-las, precisa usar a arte na sua forma mais ampla, o que inclui generosas doses de paciência e sabedoria. São 49 parábolas sobre a arte de viver e conviver. Dos 30 livros escritos por dom Itamar Vian, alguns em coautoria e publicados em outros países, nove são de parábolas.


Na apresentação, o atual arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro afirma que o livro “Pensando Bem”  é uma obra que que traz histórias e causos que nos falam da vida, da simplicidade das coisas, apontando-nos para o verdadeiro sentido da existência humana. E diz: “ Para mim é motivo de alegria e satisfação apresentar esse precioso livro, que é uma obra que anuncia a esperança, ensina a arte de viver e conviver.


Aproveito a oportunidade para parabenizar o nosso arcebispo emérito Dom Itamar Vian, duplamente, pelo lançamento do livro e pelo seu aniverário no próximo domingo.


Que a Santíssima Trindade e Nossa Senhora Aparecdida o ilumine sempre.






II SIMPÓSIO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR


 


Aconteceu, no dia 12, no auditório do Colégio Pe. Ovídio, o II Simpósio Arquidiocesano da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Feira de Santana, que foi um fórum privilegiado para abordagens de questões sobre a família cristã no contexto da sociedade atual.


Nesse Ano Mariano, teve o objetivo de promover a Família como valor fundamental e dom precioso de Deus e em consonância com a Semana Nacional da Família, que tem como tema; “ Família, uma luz para vida em sociedade “.


A abertura terá palavras iniciais do arcebispo metropolitano dom Zanoni Demettino Castro. Na mediação das palestras, estão o pe. Luciano Curvelo, Ana Carla Lima e o pe. Edimundo Almeida. As pelestras foram ministradas pelo pe. Pedro Jr., o casal Jorge e Kenya dos Anjos e o frei Mário Sérgio.


Foi um grande momento de reflexão com participação de representantes de todas as paróquias da nossa arquidiocese.





FESTA DE SANTA CLARA E  NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO


 


Aconteceu a festa de Santa Clara, em diversas comunidades, em todo país. Ela foi  a primeira mulher que se entusiasmou pelo ideal de São Francisco e com ele fundou a segunda ordem franciscana: as Clarissas. Soube transformar seus longos anos de enfermidade em apostolado fecundo. Ela é padroeira da comunicação televisiva.  


Na paróquia de Santa Clara, no conjunto Panorama, a festa foi com novenário, no período de 04 a 13 de agosto, teve como tema: “Sacramentos da Igreja: Origem e Crescimento da Fé Cristã”. Os pregadores foram Dom Itamar Vian, os padres Gilvan Brito, Luis Flávio, Arivaldo Aragão, Jorge Ribeiro, Edimundo Almeida, Jorge Fontes e o freis Liomar e Mário Sérgio Souza.


No ecerramento da festa, alvorada, café partilhado, batizados, acolhida às imagens dos padroeiros das comunidades, missa solene presidida pelo arcebispo Zanoni Demettino Castro   ,  seguida de procissão pelas ruas do bairro e Bênção do Santíssimo Sacramento.


Parabéns à comissão da festa, grupos, pastorais, movimentos e todos que trabalham na realização da festa! Na direção espiritual, o administrador paroquial, o Pe. Luis Flávio.


Santíssima Trindade os ilumine e Santa Clara os proteja sempre!


A paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Tomba, celebrou a  festa da sua padroeira, no período de 11 a 20 de agosto,   teve como tema central “Eis ai tua mãe” João 19,27, com Celebração Eucarística. No programa da festa o pe. Jorge relatou o histórico da paróquia e conclui dizendo: “ Somente juntos podemos pensar numa Igreja que vive a sua fé”.


Os pregadores foram Dom Itamar Vian, monsenhor Luiz Rodrigues, os padres Pedro Jr, Gerson Figueredo, Aristoteles da Silva, João Falcão, Edson Porcino, Leandro Chequela e Wilson Andrade.


No dia da festa,  aconteceu Celebração Eucarística, às 17:00 horas,  presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, seguida de procissão percorrendo  as principais ruas do bairro.


Parabéns ao padre Jorge Ribeiro, ao diácono Adriano dos Santos, à PASCOM paroquial, à comissão 2017 e todos que fazem acontecer a paróquia!







 


Mensagem bíblica: “ Fazei tudo o que Ele vos disser!” João 2,5: e seguran





Mário Leal Mário Leal