Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

Momentos de Vida

28/07/2017 às 09:07.

Hoje, 28 de julho de 2017, estamos na décima sexta semana do Tempo Comum,  últimos dias do mês festivo em nossa arquidiocese. Comemoramos, no último dia 20, o dia do amigo, cantado em verso e prosa, muitas mensagens esse ano também para os amigos virtuais. Deus abençoe os amigos.


No próximo dia 01 de agosto, iniciaremos o mês dedicado às vocações e, no dia 06, celebramos o dia do padre, em todas as paróquias eles serão homenageados por tudo que realizam na construção do reino de Deus.


No dia 12, comemoramos o dia dos pais, recordo com saudade meu pai Mário Leal. Deus abençoe todos os pais.


Parabéns a todos os amigos, sacerdotes e pais do mundo inteiro.


 


FESTA DE SANT’ANA


 


No último dia 26, foi encerrada a festa da padroeira Senhora Sant’Ana, que teve como tema central: Aprender com a filha de Sant’Ana: “ Fazei tudo o que Ele vos disser!”. Vamos recordar alguns momentos:


   02/07 -  Celebração Solene de anúncio dos festejos em honra à padroeira.


   13/07 -  Chá da Vovó Ana, no Centro Paroquial Senhora Sant’Ana


   16/07 -  Festival de tortas, na praça Monsenhor Renato Galvão.


   17 à 25/07 – NOVENÁRIO


Na primeira noite foi acolhida a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aprecida, nas noites seguintes outras devoções marianas da nossa paróquia.  Durante o novenário, todos os dias, visita aos enfermos e idosos, Oração do Terço da Divina Misericórdia, Confissões, Celebração Eucarística, Oração do Santo Terço, Momento Mariano e depois do novenário Quermesse com atrações, tendas de Sant’Ana, Juventude, Crianças e Santas Missões. Destaque para entrada da Bíblia, que a cada noite relembrou momentos bíblicos de Nossa Senhora. No dia 21, foi comemorado com a Santa Missa os 55 anos da criação da Diocese e no dia 23, pela manhã, Missa e procissão das crianças. Todas as noites participação do Coral Vozes da Catedral.


A comissão da festa foi composta por Dom Zanoni Demettino Castro – Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian – Arcebispo Emérito, Pe. Arivaldo Aragão Vitória – Pároco, os vigários paroquiais, os padres Aristóteles da Silva e Jonilson Damasceno e a equipe de coordenação: Carlos Augusto de Carvalho, Eliel Cunha, Francisco Gomes, Loaci Franco e Raimundo Carneiro.


As noites foram dedicadas, entre outros: às comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Lourdes, Pierre Vigne, Nossa Senhora da Glória, Nossa  Senhora do Carmo, São Francisco de Assis, à imprensa, meios de Comunicação Social, as Santas Missões Populares, aos ministérios leigos e de serviço.


Foram homenageados, entre outros: as pastorais, os movimentos, entre eles Apostolado da Oração,  Legião de Maria e CJC/TOA; os colégios Pe. Ovídio e Obra Promocional de Sant’Ana, as Irmãs Sacramentinas e do Santo Rosário, demais Congregações e Ordens Religiosas na Arquidiocese, destaque para os trabalhos desenvolvidos pelo: Dispensário Santana , Centro Social Mons. Jessé, Espaço Viva Mulher, Fazenda da Esperança e Vicentinos. Os Seminários Maior Sant'Ana Mestra e Propedêutico Nossa Senhora da Providência e Faculdade Católica. Também  a PASCOM e o site Fé Católica, que completou 10 anos de atuação na arquidiocese no dia 25.


Com participação de leigos das Paróquias das foranias I ,II , III, IV,V  , VI e VII, que a cada noite abrilhantaram os festejos, com destaque para paróquia de São José das Itapororocas, que trouxe a imagem do seu padroeiro, na primeira noite.


Os pregadores: Dom Francisco Canindé, Dom Itamar Vian, Dom José Ruy Gonçalves, Dom Zanoni Demettino Castro, Monsenhore José Nery e os padres  José Abel Carvalho, Pedro Jr,  Paulo de Tarso Bispo e Adilton Pinto.


A Festa de Sant’Ana 2017 teve cobertura da TV Subaé, diariamente nos jornais Bahia Meio e BA TV,  com matérias na primeira noite e no dia festivo. O site Fé Católica, realizou transmissão através da live ao vivo no Facebook,You tube, página Fé Católica tendo até mais de 10.000  visualizações, acompanhando e realizando pedidos de oração, não só em nosso país como em outros. Pelas ondas das rádios Sociedade de Feira de Santana e São Gonçalo, diariamente, através de Lourdes Rocha. E também pela PASCOM da Catedral.


Além disso foi noticiada pelos jornais locais e pelo nosso espaço que, mensalmente, através do Jornal Folha do Norte, pelo facebook e site Fé Católica, leva, aos católicos, notícias da nossa arquidiocese.


 


26/07 - DIA SANTO DA PADROEIRA


 


Foi encerrada a festa com alvorada festiva, Celebração Eucarística, tendo como pregador: Monsenhor Luiz Rodrigues e Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo nosso arcebispo dom Zanoni Demettino Castro, com participação de Dom Itamar Vian - Arcebispo Emérito e o Clero . O pregador foi Dom Walmor Oliveira de Azevedo – Arcebispo de Belo Horizonte – MG, à tarde, a Procissão com diversas imagens, percorrendo algumas ruas da cidade. Em seguida, encerramento e bênção do Santíssimo Sacramento.


 


SÃO JOAQUIM E SENHORA SANTANA


 


As promessas de Deus se cumpriram muitas vezes em pessoas simples que levavam a vida com zelo como é o caso de Joaquim e Ana, que contribuíram com a educação de Maria, um dos fatores que a fizeram sempre assumir e respeitar a vontade do Pai. Vamos seguir os ensinamentos dos pais de Maria e fazer crescer a Igreja em  Feira de Santana . Celebremos com fé este dia de festa. E como diz um dos hinos a Sant’Ana: “ Santana, mestra e doce mãe. Da Feira, augusta padroeira, guia zelosa os seus destinos, no estrelado do imenso da bandeira ”.


 


DIA DOS AVÓS


 


No dia dedicado a Senhora Sant’Ana e São Joaquim, comemoramos o dia dos avós. Para mim dia de saudade, pois Ana Araújo, Manoel Lima, Enedina Leal e Manoel Leal já partiram para a casa do Pai, deixaram suas histórias e marcas para todos nós. Sempre lembrado com amor por filhos, netos e bisnetos. Será dia de alegria para muitas vovós e vovôs que receberão gestos de carinho dos seus netos e bisnetos. Portanto, não esqueça  deles nesse dia! Lembremos também dos que são abandonados ou esquecidos por suas famílias nos asilos, praças, ruas da nossa cidade e país.  


Que a Santíssima Trindade, São Joaquim e Senhora Sant’Ana abençoem e iluminem todos os avós!


 


Participei as nove noites do novenário, e agradeço a comissão pela parceria e Alaide Barreto,Temistocles Franco e equipe que coordenaram a Tenda dos Sacerdotes e convidados, que me acolheram com muito  carinho todas as noites. Parabéns pelo trabalho e dedicação.


Que a Santíssima Trindade e Nossa Senhora da Luz ilumine todos que fazem o site Fé Católica.


 


FÉ CATÓLICA – 10 ANOS


 


No próximo dia 25 de julho, o site Fé Católica completou dez anos de missão, que foi comemorado na última noite do novenário em louvor à nossa padroeira Senhora Sant'Ana. Recorando a trajetória:


O site Fé  Católica surgiu em nossa Arquidiocese no dia 25 de Julho de 2007, realizando a cobertura da procissão de encerramento da festa da nossa padroeira Senhora Sant’Ana e show dos Cantores de Deus. Nestes 10 anos, o site mudou muito, cresceu, evoluiu e conquistou toda a cidade, alem de outras em todo Brasil e no mundo. Entre as coberturas fora do nosso estado, participamos de eventos no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraíba.


Com o objetivo de divulgar os eventos em nível de Arquidiocese, para que as pessoas tenham acesso a tudo o que se passa nos eventos em todas as paróquias da Arquidiocese, em diversas etapas como: agenda, fotos, informações, mensagens, evangelho do dia, colunas, formações e tudo mais que o nosso povo precisa saber sobre a sua Igreja.


A proposta do site surgiu da ausência de um site em Feira de Santana e, porque não dizer, no estado da Bahia, que se voltasse exclusivamente para divulgar e promover os eventos relacionados ao


povo católico. Apesar de sempre contar com a cobertura de alguns sites de eventos em Feira, era uma necessidade e um pedido do próprio povo a criação de um site voltado exclusivamente para os eventos católicos. E assim fomos pioneiros.


Enfim, chegamos aos 10 anos, com muitas novidades, e convidamos você para celebrar conosco esses 10 anos de missão, no próximo dia 25, às 20:00 n, no novenário de nossa padroeira Senhora Sant’Ana.


Parabéns a equipe: Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian (Colunista), Everton Ramos (Fotógrafo),Edmilson Santos (Fotógrafo), Fernanda Santos (Editora e Assistente de redes sociais), Mário Leal (Colunista e fotógrafo), Rodrigo Araújo (Cinegrafista e Editor de imagens) e Robson Miranda (Diretor e Coordenador).


Que a Santíssima Trindade continue iluminando a equipe.


 



FESTIVAL EVANGELIZA FEIRA - FEVA


 


O Evangeliza Feira é um projeto que nasceu com o objetivo de levar a palavra de Deus às pessoas através da música, tendo principalmente o público jovem como alvo do evento.
A atração principal será a Banda Anjos de Resgate. Também participarão as banda Alto louvor, Ministério Ser de Deus, DJ Angelus & A balada Santa.


O evento  acontecerá no dia 05 de agosto, às 18;00h na Prime Music , em Feira de Santana, também com a participação Ministérios


 


 


MOMENTOS...


 


A CJC/TOA, foi homenageada no novenário de Senhora Sant’Ana e na procissão acompanhou a imagem da Imaculada Menina no domingo, animará, a Celebração Eucarística, às 18:30 horas, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, seguida de reunião preparatória para o 36º TOA- Treinamento de Oração e Ação, que será realizado de 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, no Papagaio. As inscrições podem ser realizadas, no balcão do site  Fé Católica e com a equipe. Informações (75) 9131-6071 e (75) 3221-5263. Amanhã, animará o novenário de Senhora Sant’Ana, na comunidade do Galhardo, distrito de Bomfim de Feira; no dia 09, serão homenageados e participarão da liturgia no Tríduo de Santa Clara, no Mosteiro das Irmãs Clarissas; no dia 16, animarão novenário de Nossa Senhora D’Ajuda, no Limoeiro e dia 19, o Tríduo de Nossa Senhora da Glória, no Conjunto Feira IV. / Acontece o Tríduo em louvor a Santa Clara, de 08 a 10 de agosto, na capela do Mosteiro da Imaculada Conceição da Mãe de Deus – Irmãs Clarissas, com Celebração Eucarística, às 19:30 horas, tendo como tema central: “ Clara e Maria,prenda-te a tua dulcíssima mãe”, na abertura o arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro. No dia 11, encerramento com o arcebispo emérito Dom Itamar Vian. Participe! / Acontece de 10 a 13 de agosto, o Tríduo em louvor a Bem-aventurada Dulce dos Pobres, na  comunidade da Paróquia Senhor dos Passos, tendo como tema central: “ A fé de Irmã Dulce e Maria Santíssima como exemplo para nossas famílias ”. No dia 13, encerramento com Celebração Eucarística, às 17:00 horas. Participe!/Acontece de 17 a 19 de agosto, o Tríduo em louvor a Nossa Senhora da Glória, no Centro Comunitário do Conjunto Feira IV, tendo como tema central: “ Fazei tudo o que Ele vos disser ”. No dia 20, encerramento com Celebração Eucarística, às 16:00 horas, presidida pelo Pe. Arivaldo Aragão. Participe! / Acontece festa em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com novenário de 04 a 20 de agosto, tendo como tema central: “ Eis ai tua Mãe” João 19,27. No dia 20, às 17:00 horas, Celebração Eucarística de encerramento ,seguida de procissão. A frente dos festejos o Pe. Jorge Ribeiro. Participe! / Acontece festa em louvor a Santa Clara, com novenário de 11 a 12 de agosto, tendo como tema central: “ Sacramentos da Igreja: origem e crescimento da Fé Cristã”. No dia 13, Celebração Eucarísitca de encerramento, às 17:00, seguida de procissão. A frente dos festejos o Pe. Luis Flávio. Participe!/Acontece o 12º aniversário do Terço dos Homens, nos dias 07, 14, 21 e 28 de agosto, tendo como tema : “Maria, nossa Mãe intercessora sempre presente” com Celebração Eucarística, adoração e louvor, na paróquia Nossa Senhora de Fátima – Caseb, tendo como celebrantes seguindo as datas citadas: Pe. Paulo Avelino – Salvador-BA, Frei Lúcio Higino -Águas Lindas – GO, Irmão Trovão – Candeias –BA e Frei Marcelo Dultra –Águas lindas -GO. Participe / Nos dias 19 e 20 de agosto, acontece o Hosana Feira, na Quadra de Esportes do ECASSA, com participação de: Dom Zanoni Demettino Castro, Juliana de Paula, Márcio Todeschini e Antonieta Sales. Realização Grupo de Amigos Canção Nova. Participe!/Acontece no dia 04 de agosto um Workshop com Marcelo Duarte da banda Anjos de Resgate, às 19;00 h, no CEI – Centro de Evangelização Integrada, na Kalilândia. Participe!/ Estamos no Inverno, as noites estão cada vez mais frias e muitos de nossos irmãos dormem nas ruas da nossa cidade. Por isso, colabore com as Campanhas “Aqueça seu Irmão”, da TV Subaé; a do Cobertor, do jornalista Oydema Ferreira e “Momento de Vida lhe dá Vida neste Inverno”, em prol do Centro Social Monsenhor Jessé Torres.


 


Mensagem bíblica: “ O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi” Salmo 131





Mário Leal Mário Leal