Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

Momentos de Vida

21/07/2017 às 08:07.

Hoje, 21 de julho de 2017, estamos no segundo semestre do ano, na décima quinta semana do Tempo Comum. O próximo domingo será o décimo sexto domingo do Tempo Comum.


Ontem, comemoramos o Dia do Amigo. Cada vez se tornam mais difíceis as relações de amizade nos nossos dias, como se torna complexo falar de amizade num mundo globalizado, onde os interesses pessoais cada vez mais estão em evidência e muitos valores não são tão importantes para nós.


Quando falo de amizade é impossível não lembrar da canção Amigo, dos eternos amigos Roberto e Erasmo Carlos que nos diz “ Você meu amigo de fé, meu irmão camarada  ”.


Podemos ainda comemorar o dia do amigo, pois, em nossas vidas, existem pessoas que temos o privilégio de chamar de amigos. São poucos com certeza, mas todos nós os temos. Alguns há muito tempo e outros mais recentes. Percebemos a presença dos amigos em momentos difíceis e presenciei recentemente com a morte de meu pai, formam muitos amigos que se fizeram presentes, o tempo e a distância não impediram esse contato importante.


Ainda hoje os amigos continuam sendo cantados em versos e prosa, como em uma das canções de Oswaldo Montenegro, “faço uma lista de grandes amigos” e em tantos pensamentos, “ser amigo é celebrar a vida com você” e na Bíblia Sagrada no livro de Eclesiástico 6, 1-17, que nos leva a refletir: “uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos” e em versos como o de São Jerônimo: “A amizade que pode acabar nunca foi verdadeira”.


Podemos escolher nossos amigos. Pais, irmãos, sobrinhos são amigos, além dos outros amigos que podemos escolher. Temos o livre arbítrio. Alguns nunca nos abandonam e nos acompanham sempre.


Portanto, ontem, nos comunicamos com alguém que consideramos amigo. A você, amigo... Feliz Dia do Amigo.Celebremos a amizade.


Santíssima Trindade e Nossa Senhora te protejam.


Amanhã, foram comemorados nove anos da  entronização da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, na capela do Shopping Boulevard, que é a padroeira da capela. Lá, todos os dias, você poderá adorar ao Santíssimo Sacramento e participar de celebrações da palavra , às terças-feiras, às 15:00 horas. Parabéns a administração pela iniciativa.


Nossa Senhora de Guadalupe nos ilumine sempre.


Celebramos dia 25, São Cristóvão, protetor dos motoristas, sendo o dia consagrado a eles. Por isso, diariamente, antes de sairmos com nossos carros, devemos pedir a proteção dele. Neste dia, missas e muitas comemorações aconteceram em todo país.


Entre outras celebrações, o mês de julho é de festa na arquidiocese, sendo dedicado a São Joaquim e à nossa padroeira Senhora Santana, tradição antiga, mantida pelos fiéis católicos, que celebra mo novenário da padroeira, com muita fé e devoção.


 


FESTA DE SANT’ANA

Seguimos num mês especial para nossa arquidiocese, com a festa da padroeira Senhora Sant’Ana. Acompanhe a programação dos últimos dias da festa de Sant’Ana 2017 :


 


 


 


5ª NOITE – 21/07 - Sexta-feira - 55 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE.  DEDICADA À VIDA RELIGIOSA, ÀS VOCAÇÕES E À COMUNIDADE NOSSA SRA. DA GLÓRIA.
Homenageados: Autporidades do Executivo, Legislativo e Judiciário, Irmãs Sacramentinas, Irmãs do Santo Rosário, demais Congregações e Ordens Religiosas na Arquidiocese, Pastoral Vocacional, Pasrtorais Sociais, Espaço Viva Mulher, Fazenda da Esperança e Pastoral Carcerária.


Paróquias da Forania I: Senhor dos Passos, Santo Antônio(Capuchinhos),Cristo Redentor (Jomafa) e  N. Sra. de Fátima(Caseb).


 


Pregador : Dom Itamar Vian – Arcdebispo Emérito da Arquidiocese de Feira de Santana.


 


6ª Noite – 22/07 -– Sábado - dedicada aos jovens E À COMUNIDADE NOSSA  SRA. DO CARMO.


Homenageados: Caminhada, Pastoral da Juventude, Esperança Jovem, Crismandos e Crismados, Pastoral Universitária, Grupos de Jovens, CJC/TOA, TLC, RCC, MEJ e Obra Shalom.


 


Paróquias da Forania IV:  Anguera ,Santo Estevão, Ipecaetá , Serra Preta,Bonfim de Feira, N. Sra. dos Remédios (Ipuaçu), e Antônio Cardoso.


 


Pregador: Pe. Paulo de Tarso Bispo – Pároco da Paróquia de Santo Estevão


 


7ª Noite – 23/07 -  DOMINGO


 


07:00h – Santa Missa


08:30h – Batizados


10:00h - Santa Missa e Procissão das Crianças


17:00h – Santa Missa


 


NOITE DEDICADA AS SANTAS MISSÕES POPULARES, AOS MINISTÉRIOS LEIGOS E DE SERVIÇO.


 


Homenageados: Pastoral Missionária, Acolhida, Comissões Paroquiais, Conselhos Paroquiais, Funcionários, Vila Olimpia e Parque das Acácias.


 


Paróquias da Forania III: N. Sra. das Graças(Cidade Nova),São Francisco de Assis (Gabriela),  São José Operário(Campo Limpo), João Paulo II(João Paulo), Imaculada Conceição(Conceição) e Todos os Santos(Queimadinha).


 


Pregador: Dom José Ruy Gonçalves Lopes – Bispo da Diocese de Jequié- BA


 


8ª Noite – 24/07 -  Segunda-feira -  dedicada aos avós, idosos E comunidade SÃO FRANCISCO DE ASSIS.


 


Homenageados: Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço das Mulheres, Apostolado da Oração, Pastoral da Pessoa Idosa,  Dispensário Santana, Pastoral da Escuta e Vicentinos.


 


Paróquias da Forania VII: Santa Bárbara, Santanópolis, Jaguara, Tanquinho, Candeal e Área pastoral de Tiquaruçu.


 


Pregador: Pe. Adilton Pinto Lopes – Reitor da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e Diretor do Instituto de Teologia da UCSal.





9ª Noite – 25/07 - Terça-feira - dedicada aos Devotos, aos Seminários Santana Mestra e Propedêutico, às Comissões de Sant’Ana e à Comissão da Festa 2017.


 


Homenageados: Fé Católica, Seminário Maior Sant'Ana Mestra, Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Providência, Faculdade Católica, Colaboradores e Amigos de Sant'Ana, Comissões passadas de Sant’Ana e Comissão 2017.


 


Pregador: Dom Zanoni Demettino Castro – Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Feira de Santana.





26/07 - DIA SANTO DA PADROEIRA


 


No dia 26, será encerrada a festa : às 05:00 horas, acordaremos com alvorada festiva, e às 07:00 horas acontecerá a Celebração Eucarística, tendo como pregador: Monsenhor Luiz Rodrigues – Representante do Clero e Pároco da Paróquia Senhor dos Passos. A Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo nosso arcebispo dom Zanoni Demettino Castro, será às 10:00 horas e concelebrada Dom Itamar Vian - Arcebispo Emérito) e o Clero . Tendo como pregador : Dom Walmor Oliveira de Azevedo – Arcebispo de Belo Horizonte – MG, À tarde, às 16:00 horas, a Procissão com diversas imagens, percorrendo algumas ruas da cidade. Em seguida, encerramento e bênção do Santíssimo Sacramento.


 


 


 


                            SÃO JOAQUIM E SENHORA SANTANA


 


As promessas de Deus se cumpriram muitas vezes em pessoas simples que levavam a vida com zelo como é o caso de Joaquim e Ana, que contribuíram com a educação de Maria, um dos fatores que a fizeram sempre assumir e respeitar a vontade do Pai. Vamos seguir os ensinamentos dos pais de Maria e fazer crescer a Igreja em  Feira de Santana . Celebremos com fé este dia de festa. E como diz um dos hinos a Sant’Ana: “ Santana, mestra e doce mãe. Da Feira, augusta padroeira, guia zelosa os seus destinos, no estrelado do imenso da bandeira ”.


 


DIA DOS AVÓS


 


No dia dedicado a Senhora Sant’Ana e São Joaquim, comemoramos o dia dos avós. Para mim dia de saudade, pois Ana Araújo, Manoel Lima, Enedina Leal e Manoel Leal já partiram para a casa do Pai, deixaram suas histórias e marcas para todos nós. Sempre lembrado com amor por filhos, netos e bisnetos. Será dia de alegria para muitas vovós e vovôs que receberão gestos de carinho dos seus netos e bisnetos. Portanto, não esqueça  deles nesse dia! Lembremos também dos que são abandonados ou esquecidos por suas famílias nos asilos, praças, ruas da nossa cidade e país.  


Que a Santíssima Trindade, São Joaquim e Senhora Sant’Ana abençoem e iluminem todos os avós!


 


FÉ CATÓLICA – 10 ANOS


 


 


No próximo dia 25 de Julho, o site Fé Católica completa dez anos de missão, que serão comemorados na última noite do novenário em louvor à nossa padroeira Senhora Sant'Ana.


O site Fé  Católica surgiu em nossa Arquidiocese no dia 25 de Julho de 2007, realizando a cobertura da procissão de encerramento da festa da nossa padroeira Senhora Sant’Ana e show dos Cantores de Deus. Nestes 10 anos, o site mudou muito, cresceu, evoluiu e conquistou toda a cidade, alem de outras em todo Brasil e no mundo. Entre as coberturas fora do nosso estado, participamos de eventos no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraíba.


Com o objetivo de divulgar os eventos em nível de Arquidiocese, para que as pessoas tenham acesso a tudo o que se passa nos eventos em todas as paróquias da Arquidiocese, em diversas etapas como: agenda, fotos, informações, mensagens, evangelho do dia, colunas, formações e tudo mais que o nosso povo precisa saber sobre a sua Igreja.


A proposta do site surgiu da ausência de um site em Feira de Santana e, porque não dizer, no estado da Bahia, que se voltasse exclusivamente para divulgar e promover os eventos relacionados ao


povo católico. Apesar de sempre contar com a cobertura de alguns sites de eventos em Feira, era uma necessidade e um pedido do próprio povo a criação de um site voltado exclusivamente para os eventos católicos. E assim fomos pioneiros.


Enfim, chegamos aos 10 anos, com muitas novidades, e convidamos você para celebrar conosco esses 10 anos de missão, no próximo dia 25, às 20:00 n, no novenário de nossa padroeira Senhora Sant’Ana.


Parabéns a equipe: Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian (Colunista), Everton Ramos (Fotógrafo),Edmilson Santos (Fotógrafo), Fernanda Santos (Editora e Assistente de redes sociais), Mário Leal (Colunista e fotógrafo), Rodrigo Araújo (Cinegrafista e Editor de imagens) e Robson Miranda (Diretor e Coordenador).


Que a Santíssima Trindade continue iluminando a equipe.


 


 


Parabéns pra você... 26 - Ana Maria Leal, Anete Marinho, Pe. João Eudes de Jesus e Júlio Magalhães, 27 – Pe.Pedro Jr, 28 – Pe. Luiz Ângelo Plazza e 30 - Janete Santana.




Mensagem Bíblica: “ O Senhor dará o trono de seu pai, o rei Davi,”.  Salmo 131.


 





Mário Leal Mário Leal